Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

OCDE: Reverter saída do Reino Unido da UE seria benéfico para a economia

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que reverter a saída do Reino Unido da União Europeia através de um segundo referendo ou de outro mecanismo seria benéfico para a economia britânica.

OCDE: Reverter saída do Reino Unido da UE seria benéfico para a economia
Notícias ao Minuto

14:00 - 17/10/17 por Lusa

Economia Brexit

Na análise deste ano à economia britânica, a OCDE sublinha que "em caso de anulação do 'brexit', através de uma mudança na maioria, um novo referendo, etc, o impacto positivo no crescimento económico seria significativo".

Num encontro com os jornalistas em Londres, durante a apresentação do relatório que contou também com o ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, o secretário-geral da OCDE, o mexicano Angel Gurria, sublinhou que interessa ao Reino Unido chegar "a um bom acordo" com a UE para a saída do bloco europeu.

"O Reino Unido está a enfrentar tempos desafiantes, com o Brexit a criar sérias incertezas económicas que podem prejudicar o crescimento durante anos", disse Gurria, para quem "manter uma relação económica muito próxima com a União Europeia será absolutamente decisivo".

Para Hammond, o estudo hoje apresentado pela OCDE é apenas "uma opinião", cujas "recomendações serão estudadas", principalmente sobre as questões da produtividade e outros conselhos deixados pelos peritos para revitalizar a economia nacional.

Sobre o cenário de reversão da saída da União Europeia, um porta-voz do Governo conservador britânico reiterou hoje que o Reino Unido "vai sair da UE" e garantiu que "não haverá um segundo referendo".

Na análise sobre a economia britânica, a OCDE escreve que uma rotura das negociações sem um acordo comercial firmado "geraria uma reação adversa nos mercados financeiros", o que levaria a uma depreciação da libra britânica e uma retirada de investimentos, para além de uma subida da inflação, o que abrandaria a procura interna.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório