Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Verba a transferir para a Área Metropolitana do Porto "é adequada"

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Emídio Sousa, considerou hoje que a proposta do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) prevê a transferência de um "valor adequado" para os atuais encargos do organismo.

Verba a transferir para a Área Metropolitana do Porto "é adequada"
Notícias ao Minuto

15:48 - 15/10/17 por Lusa

Economia OE2018

"Houve um aumento no valor a transferir para a AMP [face a 2017] para a área dos transportes e do financiamento que parece adequado", afirmou Emídio Sousa à Lusa.

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, salientou, contudo, que "com a descentralização de competências" que o Governo pretende avançar "terá que haver uma adequação" dessa transferência de verbas.

Para já, disse, "é suficiente para os encargos da AMP".

O OE2018 prevê disponibilizar uma verba de 1,481 milhões de euros para a Área Metropolitana de Lisboa e de 1,176 milhões de euros para a do Porto, no âmbito das suas competências como autoridades dos transportes.

Para a AMP (ou a favor do Fundo para o Serviço Público de Transportes), a verba transferida para o próximo ano é de 1,176 milhões de euros, sendo que em 2017 foi de cerca de 908 mil euros.

No sábado, o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, afirmou que a proposta do OE2018 prepara o "caminho da descentralização", com um aumento de 38,9 milhões de euros para o setor da administração local.

"É um Orçamento do Estado num ano a caminho da descentralização", disse Eduardo Cabrita à agência Lusa.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2018 entregue na sexta-feira à noite pelo Governo no parlamento, o executivo prevê um défice orçamental de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e um crescimento económico de 2,2% no próximo ano.

O Governo melhorou também as estimativas para este ano, prevendo um crescimento económico de 2,6% e um défice orçamental de 1,4%. Quanto à taxa de desemprego, deve descer de 9,2% este ano para 8,6% no próximo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório