Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Hotéis da cidade da Praia cheios na semana do fórum de desenvolvimento

Os hotéis na cidade da Praia vão estar praticamente todos cheios na próxima semana, durante a realização em Cabo Verde do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, evento que vai ter mais de dois mil participantes.

Hotéis da cidade da Praia cheios na semana do fórum de desenvolvimento
Notícias ao Minuto

08:49 - 15/10/17 por Lusa

Economia Eventos

A lotação esgotada foi confirmada à agência Lusa pelos próprios hotéis, numa ronda efetuada quatro dias antes do arranque do fórum, que decorrerá, pela primeira vez num país africano, de 17 a 20 de outubro.

Um dos estabelecimentos hoteleiros lotado é o Hotel Trópico, com 93 quartos e o segundo maior da capital cabo-verdiana, indicou o diretor-geral, Vítor Santos, avançando que a lotação esgotou há cerca de uma semana.

O responsável informou que habitualmente o hotel tem uma ocupação média de 60% a 70% e que nesta altura ainda tem uma lista de espera de cerca de 20 quartos.

Em relação às pessoas que vão participar no maior evento alguma vez realizado em Cabo Verde, disse que representam 45% da lotação do hotel, situado na zona da Prainha.

Logo ao lado, o Boutique Hotel Pescador, com 28 quartos e cinco suítes, também vai ter lotação esgotada, com os funcionários a precisar que 60% dos clientes vão estar no fórum.

Em Achada de Santo António, todos os estabelecimentos hoteleiros visitados pela Lusa - Hotel Vista (40 quartos), Hotel Santiago (36 quartos), Hotel Roterdão (21 quartos) e Sol Hotel (20 quartos) - também vão estar cheios na próxima semana.

Destes, apenas o Sol Hotel precisou que 70% dos seus hóspedes chegam à cidade da Praia para participar no fórum, sendo que os outros não avançam dados concretos, confirmando apenas que é a maioria, entre nacionais e estrangeiros.

O Hotel Pérola, situado na zona de Chã de Areia/Gamboa, terá todos os seus 60 quartos ocupados de segunda-feira a sábado, sendo 80% dos hóspedes participantes no fórum.

A diretora comercial, Sara Oliveira, salientou a importância da realização deste tipo de evento em Cabo Verde, dizendo que é bom não só pela ocupação dos hotéis, mas também pela quantidade de outras atividades e eventos paralelos.

"Seria ótimo que fosse mais vezes porque são eventos que servem para dinamizar a economia do país", considerou a responsável hoteleira.

O VIP Praia, localizado em Quebra Canela, é o único dos hotéis visitados pela Lusa cujas previsões não apontam para lotação esgotada na próxima semana, mas responsáveis avançaram que andará muito perto, nos 98%.

Quanto às pessoas alojadas e que vão participar no fórum, o hotel, com 74 quartos, incluindo três suítes, não precisou números, justificando que muitas das reservas foram feitas online e em nome individual.

Destacando a dinâmica que trará para a cidade da Praia, a organização avançou que o fórum vai gerar receitas de aproximadamente cerca de 600 mil euros para o setor privado, perto de 300 mil euros em alojamento.

O fórum, que vai decorrer no Estádio Nacional, contará com a presença de cerca de duas mil pessoas, sendo 75% nacionais e as restantes estrangeiras, com a África a ser o continente com maior número de inscritos, seguido da Europa, América, Ásia e Oceânia.

Segundo a organização, estão agendadas 50 sessões, e a participação de mais 190 oradores que vão debater temas relacionados com desenvolvimento económico local, no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório