Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou 0,3 pontos percentuais para 1,4% em setembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro
Notícias ao Minuto

11:46 - 12/10/17 por Lusa

Economia INE

Para este aumento, segundo o INE, contribuíram, por classes de despesa, as taxas de variação homóloga das classes dos Transportes e dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com 2,6% e 1,1%, respetivamente (1,7% e 0,4% no mês anterior).

Em sentido oposto, o instituto assinala a redução da taxa de variação homóloga da classe do vestuário e calçado e do lazer, recreação e cultura, com -3,4% e 1,5%, respetivamente (-1,9% e 2,8% no mês anterior).

O indicador de inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 1,3%, taxa idêntica à registada no mês anterior.

A variação mensal do IPC, por sua vez, foi de 0,9% (nula no mês anterior e 0,7% em setembro de 2016) e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 1,2%, uma taxa superior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,6%, superior em 0,3 pontos percentuais ao mês anterior e superior em 0,1 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro.

O IHPC registou uma variação mensal de 1,0% (0,2% no mês anterior e 0,7% em setembro de 2016) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,3% (contra os 1,2% no mês anterior).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório