Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente da CP recusa privatização da EMEF mas admite dividir empresa

O presidente da Comboios de Portugal (CP), Carlos Gomes Nogueira, disse hoje que estão a ser estudados "vários cenários" para o futuro da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), desde logo a sua divisão em duas companhias.

Presidente da CP recusa privatização da EMEF mas admite dividir empresa
Notícias ao Minuto

19:53 - 10/10/17 por Lusa

Economia Transportes

Falando na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, no parlamento, Carlos Gomes Nogueira indicou que a CP está "a estudar vários cenários [...] à luz do novo código de contratação pública", mas em todos "está afastada qualquer hipótese de privatização" da EMEF.

Uma das possibilidades é a divisão da EMEF em duas empresas: uma que apenas preste serviço à CP e outra dirigida a mercados terceiros, referiu.

Carlos Gomes Nogueira, que respondia a questões levantadas pelos deputados bloquista Heitor de Sousa e social-democrata António Costa Silva, precisou que ambas as empresas seriam "filiadas da CP, com o capital social detido a 100% pela empresa mãe".

O presidente do Conselho de Administração acrescentou que a existência de "uma EMEF CP e uma EMEF terceiros não obriga a duplicação de recursos", já que a empresa de manutenção direcionada ao mercado ficaria, para já, "muito confinada a dois clientes relevantes", a Metro do Porto e a Medway Transportes e Logística, antes CP Carga.

Isto porque, continuou, as unidades de Guifões e do Entroncamento trabalham "quase em exclusivo" para a Metro do Porto e para a Medway, respetivamente.

Carlos Gomes Nogueira especificou que a unidade de Guifões gera mais de sete milhões de euros por ano só à conta da Metro do Porto e tal montante iria "migrar para essa [nova] empresa".

Ao todo estão em cima da mesa "seis ou sete" cenários, que incluem, além deste, a incorporação da EMEF na CP ou a transformação da empresa de manutenção num departamento sem autonomia.

Neste último caso, "seria aplicado o modelo da TAP", que tem um departamento de manutenção que, além da TAP, presta serviço a outras companhias, exemplificou, assegurando que "até ao final deste mês" haverá uma decisão sobre o futuro da EMEF comunicada ao Governo.

Sem referir as outras possibilidades, vincou que as elencadas respeitam o novo código de contratação pública, que estará em vigor em janeiro, estabelecendo que a contratação 'in house' respeite a regra de 80% do volume de negócio para a CP e 20% para terceiros.

Atualmente, a EMEF está "muito longe da fasquia dos 80%", admitiu, falando em 63% de serviço prestado à CP nos últimos três anos.

"Temos clientes importantes que têm peso na faturação da EMEF", justificou.

Além disso, segundo Carlos Gomes Nogueira, a existência de uma EMEF dirigida a terceiros permitiria apostar na internacionalização.

"Há oportunidades no mercado externo, temos de aproveitar", sublinhou, aludindo a países como Angola e Moçambique.

Contudo, admitiu que, para isso, são também necessários recursos humanos qualificados, e notou que, neste âmbito, a EMEF pediu ao Governo a entrada de 208 funcionários, tendo sido apenas autorizada a entrada de 124 trabalhadores desde dezembro de 2015.

Já quanto aos resultados financeiros desta empresa, o representante disse que a situação é "bastante equilibrada" e "o endividamento bancário quase inexpressivo".

Em causa estão volumes de negócios positivos que ascenderam aos 55 milhões de euros em 2014, 59 milhões de euros em 2015 e 63 milhões de euros em 2016. Para 2017, estima-se um total de 68 milhões de euros, indicou.

Carlos Gomes Nogueira foi ainda questionado sobre o inquérito aberto pela Comissão Europeia aos apoios estatais dados à EMEF e aos preços de venda praticados.

Sobre esta questão, adiantou que a investigação "continua a decorrer".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório