Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Não há razão para que a Península Ibérica esteja isolada da Europa"

O comissário europeu de energia, Miguel Arias Canete, defendeu hoje em Lisboa que "não há nenhuma justificação para que a Península Ibérica esteja isolada da Europa", considerando prioritário conseguir que as interligações elétricas sejam uma realidade.

"Não há razão para que a Península Ibérica esteja isolada da Europa"
Notícias ao Minuto

12:12 - 09/10/17 por Lusa

Economia Comissários

Na conferência 'Os desafios do mercado ibérico da energia', o comissário europeu afirmou que "Portugal e Espanha continuam na periferia, o que afeta a sua competitividade", referindo a vantagem de um mercado integrado, sobretudo quando os dois países têm um grande potencial de produção de energia renovável.

"Não há nenhuma justificação para que a Península Ibérica esteja isolada do resto da Europa. Temos que conseguir que as interconexões sejam uma realidade", declarou.

Para o comissário europeu da Energia, "acontecimentos como o 'Brexit' [saída do Reino Unido da União Europeia] podem também mudar muito o que pode ocorrer no mapa das interconexões".

"Estamos a trabalhar para fazer muitas coisas em simultâneo", disse, referindo-se ao desenvolvimento das fontes de produção renovável, a descarbonização da economia e a criação de um mercado único de energia.

Na conferência promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, o secretário de Estado da Energia de Espanha, Daniel Navia, também apontou o desenvolvimento da interconexão elétrica entre a Península Ibérica e o resto da Europa como "uma prioridade estratégica para os dois países", referindo o acelerar do projeto de ligação pelo Golfo da Biscaia.

O governante espanhol sinalizou os progressos nas negociações com França, referindo-se a "mudanças significativas na administração francesa", com Emmanuel Macron na Presidência.

"Já foi possível iniciar o processo e tudo indica que estamos em condições de avançar com a ligação pelo Golfo de Biscaia rapidamente", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório