Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AICEP prevê contratar 30 colaboradores para cumprir plano estratégico

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) afirmou hoje que, no âmbito do Plano Estratégico 2017-2019, a entidade pretende contratar cerca de 30 colaboradores.

AICEP prevê contratar 30 colaboradores para cumprir plano estratégico
Notícias ao Minuto

14:02 - 04/10/17 por Lusa

Economia Comércio

"Hoje em dia somos 450, acho que devemos estabilizar entre os 450 e 500 colaboradores. Temos um número previsto para cumprir o Plano Estratégico como um todo, acreditamos que precisamos de mais 30 recursos", afirmou Luís de Castro Henriques, durante a apresentação do Plano Estratégico da agência.

Já sobre se tem 'luz verde' para essas contratações, Luís de Castro Henriques disse que 2018 já está fechado e "há medidas que vão ter de ser colocadas em 2019", salientando que o Plano Estratégico foi homologado pela tutela e está "totalmente alinhado" com o programa Internacionalizar.

Entre as medidas previstas no Plano Estratégico, a AICEP vai reforçar a presença em mercados prioritários - Irlanda e China - e aumentar a rede de 'FDI Scouts' (especialistas na captação de investimento) na Europa, Estados Unidos e Brasil.

"Espero ter a capacidade de implementar em 2018" um 'scout' na Europa "e os outros dois espero implementar em 2019 e 2020", acrescentou.

Entre outras medidas está o fomentar e assegurar a implementação de medidas tangíveis referentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente a criação de acordos que valorizem o espaço destes países.

No encontro com jornalistas, quando questionado se vai ter um reforço do orçamento no próximo ano, Luís de Castro Henriques afirmou: "Para o ano não".

E adiantou: "Mantemos o nosso orçamento e depois fazemos alteração interna para as necessidades que temos".

O presidente da AICEP, que assumiu as novas funções este ano, garantiu que a AICEP vai conseguir "manter a rota de atuação no âmbito do investimento estrangeiro com o orçamento" que tem hoje em dia.

Sobre as cativações, Luís de Castro Henriques adiantou que as da AICEP este ano "são superiores a dois milhões de euros e não tiveram qualquer descativação".

O presidente da AICEP disse que isso, "de facto, tem impacto" na atividade global da agência.

"Mas também sabemos que é algo absolutamente transversal ao sector público, não nos pomos de fora desse esforço coletivo", admitindo haver "partes da atividade que não é possível fazer".

Sobre se tem sentido interesse dos investidores em Portugal, devido ao desempenho económico e melhoria do 'rating' (avaliação), o presidente da AICEP afirmou: "Sinto mais procura do país como um todo".

O investimento efetivamente apoiado pela AICEP estimado para este ano é de 1.000 milhões de euros.

A média nos últimos anos tem sido de mil milhões de euros de investimento angariado e apoiado.

"O 'pipeline' de projetos neste momento permite, de facto, manter esta média [1.000 milhões de euros]" no próximo ano, disse.

"Hoje estamos a caçar mais e melhor investimento", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório