Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2018
Tempo
33º
MIN 32º MÁX 33º

Edição

Novo Banco conclui com êxito operação de troca de obrigações

Esta era a condição determinante para a venda da instituição financeira à Lone Star. Novo Banco vai comprar e proceder ao reembolso antecipado de mais de 4.700 milhões de euros de obrigações, mais de metade do valor nominal das obrigações que eram objeto de oferta.

Novo Banco conclui com êxito operação de troca de obrigações
Notícias ao Minuto

07:44 - 04/10/17 por Fábio Nunes com Lusa 

Economia Mercado

É o passo decisivo para a conclusão da venda do Novo Banco à Lone Star. O Novo Banco concluiu uma bem sucedida operação de troca de obrigações, a condição impreterível para a ficar finalizada a venda da instituição.

Num comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, o Novo Banco refere que esta operação vai resultar na compra e reembolso antecipado de 4.743 milhões de euros, um valor que corresponde a 57% do valor nominal das obrigações que eram objeto da oferta, por um montante total que atinge os quase dois mil milhões de euros.

Esta operação vai permitir o cumprimento dos objetivos de aumento de capital próprio e de ganhos equivalentes, onde se inclui a poupança de juros, num valor que supera os 500 milhões de euros.

De acordo com a instituição financeira, o desfecho positivo desta operação deve-se ao facto de a oferta "ter permitido a compra e reembolso de obrigações representativas de 73% do valor contabilístico". A data de liquidação desta operação acontece esta quarta-feira.

Concluída esta operação, fica a faltar uma autorização formal por parte de Bruxelas para que se concretize a venda do Novo Banco à Lone Star.

Este anúncio do Novo Banco surge um dia depois de terem sido conhecidas deliberações da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) que davam conta de que o regulador dos seguros tinha dado 'luz verde' à compra do Novo Banco pelo fundo norte-americano da Lone Star.

Em março, foi assinado o contrato de promessa de compra e venda entre o Fundo de Resolução e o fundo norte-americano Lone Star, que prevê que o Novo Banco seja alienado em 75%, mantendo o Fundo de Resolução 25%.

A Lone Star não pagará qualquer preço, tendo acordado injetar 1.000 milhões de euros no Novo Banco para o capitalizar, dos quais 750 milhões entrarão quando o negócio for concretizado e os outros 250 milhões até 2020.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.