Em comunicado, a ASFAC especifica que "este aumento foi impulsionado, entre outras rubricas, pelo crescimento, de 7,6%, do crédito 'stock'".
Este financiamento concedido a fornecedores -- a maioria dos quais 'stands' de automóveis -- centra-se na reposição de 'stocks', e representa "37,4% dos montantes emprestados", nota a associação.
Já 2% do total do financiamento concedido refere-se ao crédito a empresas, que cresceu 34,1% em agosto para 14,091 milhões de euros.
"Também o crédito clássico concedido a particulares subiu 29,9%, num total de cerca de 258 milhões de euros, representando 37% dos empréstimos concedidos", assinala associação, atribuindo tal acréscimo ao "bom desempenho da economia nacional".
Segundo a ASFAC, este crédito clássico dirigiu-se, na sua maioria (69,7%), à aquisição de meios de transporte, entre os quais automóveis usados e novos, numa verba de cerca de 190 milhões de euros.
Neste tipo de crédito enquadra-se também o crédito pessoal (21,4% do total), que registou 58 milhões de euros em agosto.
No que toca ao crédito 'revoling', sistema de pagamento faseado do valor do empréstimo ao longo do tempo, atingiu um valor de 164,692 milhões de euros, 14,8% do total concedido.
Ainda em agosto, "foram celebrados 14.690 contratos de crédito, sendo a esmagadora maioria (94,2%) com particulares", indica a ASFAC, adiantando que, no segmento empresas, "verificou-se uma subida substancial no número de contratos celebrados, de 40,3% face ao mesmo período do ano passado".