Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Concessão de crédito especializado cresce 17% em agosto

A Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) anunciou hoje que os seus associados concederam um total de 697,8 milhões de euros em agosto, o que representa um crescimento de 17,2% face ao mesmo mês de 2016.

Concessão de crédito especializado cresce 17% em agosto
Notícias ao Minuto

16:30 - 03/10/17 por Lusa

Economia ASFAC

Em comunicado, a ASFAC especifica que "este aumento foi impulsionado, entre outras rubricas, pelo crescimento, de 7,6%, do crédito 'stock'".

Este financiamento concedido a fornecedores -- a maioria dos quais 'stands' de automóveis -- centra-se na reposição de 'stocks', e representa "37,4% dos montantes emprestados", nota a associação.

Já 2% do total do financiamento concedido refere-se ao crédito a empresas, que cresceu 34,1% em agosto para 14,091 milhões de euros.

"Também o crédito clássico concedido a particulares subiu 29,9%, num total de cerca de 258 milhões de euros, representando 37% dos empréstimos concedidos", assinala associação, atribuindo tal acréscimo ao "bom desempenho da economia nacional".

Segundo a ASFAC, este crédito clássico dirigiu-se, na sua maioria (69,7%), à aquisição de meios de transporte, entre os quais automóveis usados e novos, numa verba de cerca de 190 milhões de euros.

Neste tipo de crédito enquadra-se também o crédito pessoal (21,4% do total), que registou 58 milhões de euros em agosto.

No que toca ao crédito 'revoling', sistema de pagamento faseado do valor do empréstimo ao longo do tempo, atingiu um valor de 164,692 milhões de euros, 14,8% do total concedido.

Ainda em agosto, "foram celebrados 14.690 contratos de crédito, sendo a esmagadora maioria (94,2%) com particulares", indica a ASFAC, adiantando que, no segmento empresas, "verificou-se uma subida substancial no número de contratos celebrados, de 40,3% face ao mesmo período do ano passado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório