Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Gigante alemã Trumpf inaugura fábrica inteligente em Chicago

Foi esta semana inaugurado um inovador espaço que quer mudar o panorama da produção tecnológica mundial.

Notícias ao Minuto

14:19 - 03/10/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

Da Alemanha para os Estados Unidos, um dos maiores grupos multinacionais de alta tecnologia acaba de abrir as portas daquele que já está a ser apelidado como "o edifício mais 'cool' deste ano"

"Trata-se da primeira fábrica inteligente que foi projetada para processos de produção interligados por meios digitais. Os investimentos para as instalações, têm mais de 15 mil metros quadrados, representam 13 milhões de euros em construção e 13 milhões de euros em equipamentos, totalizando 26 milhões de euros", explica a Trumpf em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto

Segundo a empresa de origem alemã, "esta fábrica inteligente concentrar-se-á em prestar consultoria e dar formação aos clientes à medida que eles introduzirem soluções de produção interligadas digitalmente" e para tal, foi criada "uma fábrica que interliga inteligentemente toda a cadeia de processos de chapa metálica - desde a ordem inicial para o fabrico de uma peça de chapa metálica até à sua conceção, fabrico e entrega". 

"A fábrica inteligente da Trumpf tem arquitetura personalizada: a sala de controlo e os ecrãs grandes fornecem aos visitantes dados de desempenho do processo de produção em tempo real. A sala de entrada da produção tem 55 metros de extensão e acolhe uma linha de manufatura de chapa metálica interligada, cuja peça central é um grande compartimento de armazenamento que fornece materiais às máquinas-ferramenta interligadas a ele. Um corredor que atravessa a sala de entrada da produção oferece uma visão panorâmica da fábrica e permite que os clientes compreendam os sistemas de produção, bem como os seus fluxos de material e informações como um todo. Faz ainda parte desta estrutura um teto de aço que foi fabricado por um dos clientes da Trumpf em Atlanta. O showroom foi projetado pela empresa de arquitetura Barkow Leibinger, com sede em Berlim." 

A fábrica está localizada em Chicago, cidade escolhida por ser o "centro do mercado norte-americano de processamento de chapa metálica". 

Recorde-se que a Trumpf é uma empresa de alta tecnologia que emprega cerca de 12 mil pessoas e disponibiliza soluções de fabrico nas áreas de máquinas ferramenta, lasers e eletrónica, bem como conetividade digital na indústria de transformação através de consultoria, plataformas e software. Nos 70 países em que opera, a empresa registou este ano um crescimento de 10,8% nas vendas para um total de 3,1 mil milhões de euros.  

Em Portugal, a subsidiária da Trumpf detém cerca de 50% da quota de mercado, prevê atingir os 60% ainda este ano, faturou mais de 13 milhões de euros no último exercício e estima crescer 54% em 2018. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório