Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal quer vender até 2,75 mil milhões de dívida antes do fim do ano

O calendário da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública aponta para a realização de mais dois leilões no último trimestre de 2017.

Portugal quer vender até 2,75 mil milhões de dívida antes do fim do ano
Notícias ao Minuto

14:14 - 02/10/17 por Bruno Mourão

Economia Leilão

Os Bilhetes do Tesou vão estar em destaque na estratégia de financiamento do Estado durante o quarto trimestre. De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública [IGCP], estão previstas duas 'visitas' aos mercados, com a emissão de quatro títulos de dívida distintos. 

A 18 de outubro, o IGCP planeia fazer o penúltimo leilão de dívida do ano, através da venda de Bilhetes do Tesouro a 3 e 11 meses com um montante previsto de mil a 1,25 mil milhões de euros; a derradeira emissão de 2017 deverá acontecer no dia 15 de novembro, através da venda de Bilhetes do Tesouro a seis meses e um ano, com um montante previsto de 1,25 a 1,5 mil milhões de euros. 

No total dos dois leilões, a agência responsável pelo plano de financiamento português prevê angariar até 2,75 mil milhões de euros cruciais para a liquidez do Estado. 

"Os leilões de OT terão a participação dos Operadores Especializados de Valores do Tesouro (OEVT) e Operadores de Mercado Primário (OMP) e poderão ser realizados à 2ª, 4ª ou 5ª quartas-feiras de cada mês após anúncio do montante indicativo e linhas de OT a reabrir até três dias úteis antes da respetiva data de leilão", esclarece o IGCP no mesmo comunicado. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório