Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Termina hoje regime de quotas de produção de açúcar na União Europeia

O último regime de quotas de produção em vigor na União Europeia (UE), e que gere a produção de açúcar, termina hoje, após ter vigorado durante quase 50 anos.

Termina hoje regime de quotas de produção de açúcar na União Europeia
Notícias ao Minuto

06:38 - 30/09/17 por Lusa

Economia Setor

O fim das quotas de produção de açúcar foi ditado na reforma da Política Agrícola Comum, em 2013, e depois de um processo de reestruturação do sector que foi iniciado em 2006 e durou quatro anos, tendo sido financiado em 5,4 mil milhões de euros.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, as perturbações no sector -- nomeadamente as refinarias -- podem ser minoradas através de uma "substancial tarifa aduaneira para a importação (fora dos acordos comerciais preferenciais)".

Por outro lado, há a possibilidade de apoiar o armazenamento privado e medidas de emergência que permitam à Comissão Europeia agir na eventualidade de crises graves do mercado envolvendo subidas ou quedas agudas dos preços.

Após o fim das quotas, mantém-se a possibilidade de negociar coletivamente as condições de partilha de valor nos contratos entre os produtores de beterraba e os transformadores de açúcar da UE.

As quotas de produção de açúcar foram instituídas em 1968.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório