Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Produção industrial dispara em agosto

O setor secundário já tinha crescido em julho, mas a chegada do mês em que mais portugueses vão de férias fez aumentar ainda mais o crescimento.

Produção industrial dispara em agosto
Notícias ao Minuto

11:52 - 29/09/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Pode parecer estranho, mas o mês de agosto trouxe uma aceleração que o INE descreve como "significativa" no índice de produção industrial em Portugal. 

"O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de 10,4%, acelerando 3,5 pontos percentuais face a julho. A variação homóloga do índice da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 8,7% (4,4% no mês anterior), sendo de destacar o forte contributo do agrupamento de Bens de Investimento devido ao comportamento da secção de Fabricação de Automóveis", revela o Instituto Nacional de Estatística num resumo publicado esta manhã. 

Segundo o INE, "todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram contributos positivos para a variação do índice agregado", sinal de uma aposta renovada no setor secundário. 

"O agrupamento de Bens Intermédios apresentou o contributo mais intenso (3,3 pontos percentuais), originado por uma taxa de variação de 10,2% (2,4% no mês anterior). Os agrupamentos de Energia e de Bens de Investimento contribuíram com 3,1  pontos percentuais e 3,0 pontos percentuais, respetivamente, em resultado de taxas de variação de 15,7% e 21,7% (16,9% e 1,6% em julho), pela mesma ordem. No agrupamento de Bens de Investimento destacou-se em particular o índice da secção de Fabricação de Automóveis, que acelerou de forma muito expressiva. O agrupamento de Bens de Consumo passou de uma variação homóloga de 7,8% em julho para 2,9% em agosto, tendo apresentado um contributo de 1,0 ponto percentual", garante o INE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório