Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

BCP, CGD e Novo Banco criam plataforma de gestão do crédito malparado

Memorando de entendimento foi assinado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Comercial Português (BCP) e Novo Banco

BCP, CGD e Novo Banco criam plataforma de gestão do crédito malparado
Notícias ao Minuto

17:26 - 28/09/17 por Ana Lemos com Lusa

Economia CMVM

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), pode ler-se que "o Novo Banco, a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Comercial Português assinaram hoje [dia 28] o memorando de entendimento para a criação da 'Plataforma de Gestão de Créditos Bancários, ACE' (Plataforma), um instrumento autónomo que irá permitir uma coordenação entre os credores bancários, visando aumentar a eficácia e celeridade nos processos de reestruturação dos créditos e das empresas".

Ao abrigo deste memorando, as três entidades bancárias "declaram a sua intenção de constituir a Plataforma, à qual atribuirão a gestão integrada de um conjunto de créditos, que detêm sobre devedores comuns, classificados como NPE ('Non Performing Exposures')".

Numa fase inicial, "a Plataforma irá gerir créditos cujo valor nominal agregado sobre cada devedor elegível, seja, por regra igual ou superior a cinco milhões de euros", acrescenta o documento.

"Os ativos geridos pela Plataforma continuarão no Balanço dos Bancos. A Plataforma permitirá que outras instituições de crédito ou sociedades financeiras, credoras de devedores comuns aos demais membros, possam, no futuro, associar-se-lhe voluntariamente".

Segundo o memorando de entendimento, o presidente da direção executiva e coordenador do processo de instalação da Plataforma será o José Correia, antigo consultor da Deloitte.

Os demais órgãos sociais serão compostos por representantes das entidades financeiras envolvidas e por membros independentes, a nomear, indicam a CGD, BCP e o Novo Banco.

Em meados de setembro, o Governo disse esperar que a plataforma de gestão comum de créditos malparados, que será constituída pelas três maiores instituições financeiras, esteja em funcionamento "no início do próximo ano".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório