Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Confiança dos consumidores quebra série positiva de quatro anos

A série positiva que vinha desde 2013 parece ter sido quebrada, imediatamente depois de ser atingido um máximo histórico.

Confiança dos consumidores quebra série positiva de quatro anos
Notícias ao Minuto

10:02 - 28/09/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Os portugueses ficaram menos confiantes em setembro, a segunda queda mensal consecutiva. Num boletim estatístico divulgado esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística revela que "o indicador de confiança dos Consumidores diminuiu nos últimos dois meses, interrompendo a trajetória positiva observada desde o início de 2013 e que tinha culminado no valor máximo da série em julho". 

"A evolução do indicador de confiança dos Consumidores em setembro resultou do contributo negativo do saldo das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país, tendo as expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar estabilizado e as perspetivas sobre a evolução da poupança contribuído positivamente", explica o INE no resumo. 

Apesar da evolução negativa do indicador de confiança, , nem tudo é negativo: "O indicador de clima económico estabilizou, depois de ter diminuído em agosto". 

"No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, de forma ligeira no primeiro caso, tendo diminuído no Comércio." 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório