Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Governo italiano revê em alta crescimento económico para 1,5% em 2017

O Governo italiano reviu hoje em alta a sua estimativa de crescimento económico, esperando agora que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça este ano 1,5%, acima de 1,1% estimado em abril.

Governo italiano revê em alta crescimento económico para 1,5% em 2017
Notícias ao Minuto

15:15 - 23/09/17 por Lusa

Economia Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma atualização do Documento de Economia e Finanças (DEF), publicado em abril, que guia a política económica e orçamental do executivo, prevendo agora um crescimento de 1,5% do PIB italiano este ano, ritmo que se manterá em 2018 e 2019.

O ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, admitiu, em conferência de imprensa, que "é possível dizer-se que se trata de uma previsão demasiado otimista", mas assegurou que os números são "totalmente justificados pelas políticas que vão ser aplicadas".

O défice orçamental italiano representará, em 2018, 1,6% do PIB, o que pressupõe uma revisão em alta face aos 1,2% estimados em abril, descendo para 0,9% em 2019 e até ao equilíbrio técnico de 0,2% em 2020, avançou Padoan.

A dívida pública continuará a descer em 2017 para 131,6% do PIB e para 129,9% do PIB em 2018, segundo o executivo italiano.

Na conferência de imprensa participou também o primeiro-ministro, Paolo Gentiloni, que defendeu que "o programa económico é positivo, com dados de crescimento mais altos e mais estáveis".

Apesar disso, assegurou que o Governo está consciente de que "o trabalho deve continuar, quer seja através do controlo da despesa pública ou através de reformas".

"Não é o momento de desperdiçar os compromissos dos últimos anos, mas devemos tomar nota de que o caminho deu frutos", defendeu.

Gentiloni admitiu que estes dados se devem também às políticas do seu antecessor, o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, e que "permitiram uma discussão com a União Europeia que permitiu margens favoráveis" nas contas públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório