Portugal tem "muitas empresas em que o problema passou a ser do banco"

O presidente da Euronext Lisbon afirmou hoje que Portugal tem "muitas empresas em que o problema passou a ser do banco quando deveria ser das empresas".

--

©

Lusa
02/07/2013 12:58 ‧ 02/07/2013 por Lusa

Economia

Euronext

Mário Laginha de Sousa, que falava na apresentação da Enternext - uma forma das Pequenas e Médias Empresas (PME) acederem ao mercado de capitais - pretendia demonstrar que existe uma necessidade urgente de capitalizar as empresas portuguesas.

Segundo o responsável da bolsa de Lisboa, a falta de dinheiro nas empresas "limitou a ambição e descomprometeu muitos dos detentores de empresas", sendo que a descapitalização está "num nível sem paralelo" face a países com os quais Portugal se "deveria comparar".

Mário Laginha de Sousa reconheceu na sua intervenção que atrair as atenções para o mercado de capitais "é mais difícil hoje, depois dos acontecimentos de ontem [segunda-feira]", referindo-se à demissão de Vítor Gaspar como ministro das Finanças.

Considerando que a necessidade de capitalizar as empresas "é um elemento estrutural", o presidente da Euronext Lisbon lançou um repto às PME para se associarem à Enternext, que propõe atuar sobre as empresas com capitalização bolsista até mil milhões de euros, quer sejam as que estejam cotadas ou que venham a ser cotadas.

Mário Laginha de Sousa fez questão de frisar que o menor recurso ao mercado de capitais das empresas em Portugal - menos de 2% quando na Europa atinge os 40% - "não está relacionado com um problema de ADN", mas com o resultado "de vários fatores que acabaram por dar estímulos diferenciados" e que fez com que as empresas fossem 'desviadas' para outras fontes, como a banca.

A Enternext vai funcionar dentro da Euronext em quatro países - Portugal, Bélgica, Holanda e França - e pretende ajudar as PME a acederem a todos os produtos disponíveis no mercado de capitais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas