Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal tem "muitas empresas em que o problema passou a ser do banco"

O presidente da Euronext Lisbon afirmou hoje que Portugal tem "muitas empresas em que o problema passou a ser do banco quando deveria ser das empresas".

Portugal tem "muitas empresas em que o problema passou a ser do banco"
Notícias ao Minuto

12:58 - 02/07/13 por Lusa

Economia Euronext

Mário Laginha de Sousa, que falava na apresentação da Enternext - uma forma das Pequenas e Médias Empresas (PME) acederem ao mercado de capitais - pretendia demonstrar que existe uma necessidade urgente de capitalizar as empresas portuguesas.

Segundo o responsável da bolsa de Lisboa, a falta de dinheiro nas empresas "limitou a ambição e descomprometeu muitos dos detentores de empresas", sendo que a descapitalização está "num nível sem paralelo" face a países com os quais Portugal se "deveria comparar".

Mário Laginha de Sousa reconheceu na sua intervenção que atrair as atenções para o mercado de capitais "é mais difícil hoje, depois dos acontecimentos de ontem [segunda-feira]", referindo-se à demissão de Vítor Gaspar como ministro das Finanças.

Considerando que a necessidade de capitalizar as empresas "é um elemento estrutural", o presidente da Euronext Lisbon lançou um repto às PME para se associarem à Enternext, que propõe atuar sobre as empresas com capitalização bolsista até mil milhões de euros, quer sejam as que estejam cotadas ou que venham a ser cotadas.

Mário Laginha de Sousa fez questão de frisar que o menor recurso ao mercado de capitais das empresas em Portugal - menos de 2% quando na Europa atinge os 40% - "não está relacionado com um problema de ADN", mas com o resultado "de vários fatores que acabaram por dar estímulos diferenciados" e que fez com que as empresas fossem 'desviadas' para outras fontes, como a banca.

A Enternext vai funcionar dentro da Euronext em quatro países - Portugal, Bélgica, Holanda e França - e pretende ajudar as PME a acederem a todos os produtos disponíveis no mercado de capitais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório