Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

China segue direção contrária de Portugal e vê rating cair

A mesma agência que tirou a notação da dívida portuguesa do nível de 'lixo' financeiro decidiu agora penalizar a segunda maior economia do mundo pelo aumento do endividamento.

China segue direção contrária de Portugal e vê rating cair
Notícias ao Minuto

11:44 - 21/09/17 por Bruno Mourão

Economia Mercado

O governo chinês terá de começar a mudar a estratégia de crescimento e a aposta no investimento público para evitar a mão pesada das agências de notação financeira. Depois da Moody's ter cortado o rating da dívida da China em maio, a Standard & Poor's anunciou hoje a mesma decisão, justificando-a com o aumento "dos riscos económicos e financeiros". 

Numa nota citada pela Bloomberg, a S&P alerta que o aumento da dívida pública "diminui a estabilidade financeira" da segunda maior economia do mundo, uma situação que é agravada pelo abrandamento económico que se nota desde o ano passado. 

A notação financeira da China passou a ser A+ - o quinto nível da escala da S&P - com perspetiva negativa, o que abre a porta a nova descida na próxima revisão. 

Naturalmente, a queda do rating nacional irá dificultar a vida das empresas chinesas, que passarão a ter mais dificuldades em obter financiamento nos mercados. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório