Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido espera Brexit sem impacto comercial com África Austral

O secretário para o Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, disse hoje esperar que a saída da União Europeia (UE) não tenha impacto nas relações comerciais com os países da África Austral, como Moçambique.

Reino Unido espera Brexit sem impacto comercial com África Austral
Notícias ao Minuto

17:46 - 20/09/17 por Lusa

Economia Liam Fox

"Esperamos que não haja impacto nenhum", referiu, no final de uma visita a Moçambique, no âmbito de uma deslocação que incluiu também a África do Sul.

Liam Fox reuniu-se com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e com o ministro do Comércio, Max Tonela, com vista à revisão dos acordos comerciais entre Moçambique e Reino Unido devido ao 'Brexit'.

Segundo referiu, há, primeiro, um trabalho técnico a realizar para rever os textos dos acordos, por exemplo, substituindo as referências à UE, e num segundo momento haverá negociações com os países parceiros para tentar alcançar novos acordos.

"Agora é só uma questão técnica, para garantir legalmente a continuidade do comércio", detalhou, numa declaração aos jornalistas no aeroporto internacional de Maputo.

"No momento de saída vamos continuar com as mesmas preferências que temos. Depois podemos até querer fazer mais do que fazemos hoje, mas isso é outro momento de negociação", referiu.

A indústria açucareira de Moçambique anunciou na última semana recear que, depois do 'Brexit', o Reino Unido, seu principal cliente, renegoceie a compra de açúcar com outras origens, incluindo a própria Europa.

Liam Fox disse que não haverá mudanças, mas admitiu que o Reino Unido possa querer encorajar o investimento para acrescentar valor à matéria-prima antes que deixe Moçambique - algo que, segundo referiu, é mais taxado pela UE, que prefere mercadorias no estado puro.

"Queremos encorajar investimento para acrescentar valor" antes que a matéria-prima "deixe Moçambique", o que acarreta também uma maior qualificação da mão-de-obra moçambicana, referiu.

Sobre as conversações de paz em curso entre Governo moçambicano e a Renamo, maior partido da oposição, o político britânico chama a atenção para a necessidade de só haver paz com distribuição de riqueza pela população.

"Sabemos pela experiência da Irlanda do Norte que não basta ter as políticas e segurança alinhadas. Também é preciso que haja prosperidade", o que, no caso, se conseguiu, captando investimento, referiu.

"O meu encontro com o Presidente da República [moçambicano] foi longo e ele entendeu claramente que os desenvolvimentos políticos, de segurança e da economia estão todos interligados e não nos podemos focar num sem os outros", disse.

"O que acontece no espaço político tem mais a ver com os partidos, mas nós podemos ajudar na área económica", sublinhou.

Liam Fox expressou interesse em ter mais empresas do país a investir em Moçambique, realçando a capacidade das autoridades britânicas em apoiarem projetos externos, nomeadamente se entidades do país tiverem um envolvimento mínimo de 20%.

Para que Moçambique atraia investidores, Liam Fox considerou importante haver estabilidade macroeconómica, regulação e garantias legais.

O dirigente deixou ainda um desafio às autoridades moçambicanas: que indiquem quais os projetos específicos que gostariam de ver dinamizados pelo Reino Unido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório