Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Indústria deve preparar-se para reciclar baterias de carros elétricos

O aumento de carros elétricos a circular implicará mais baterias a reciclar, uma realidade que chegará dentro de poucos anos e para a qual a indústria portuguesa deve preparar-se, afirmou hoje o secretário de Estado do Ambiente.

Indústria deve preparar-se para reciclar baterias de carros elétricos
Notícias ao Minuto

14:13 - 20/09/17 por Lusa

Auto Governo

Em declarações à Lusa à margem de um congresso internacional da indústria de reciclagem de baterias, Carlos Martins afirmou que o sucesso dos veículos elétricos, que ajuda Portugal a chegar à meta da descarbonização, cria "exigências e preocupações acrescidas", porque ainda não há recicladores preparados.

O progresso para "transportes públicos e mobilidade elétrica" implica também tratar de "um novo tipo de baterias e materiais", com destaque para o lítio, para os quais Portugal e a generalidade do setor da reciclagem tem que se preparar.

O problema, que se colocará cada vez mais nos próximos cinco a seis anos, é também "oportunidade por via da possibilidade de gerar novos empregos e atividades económicas, destacou.

Os cidadãos ainda não estão completamente mobilizados para passar do "usar e deitar fora" para a economia circular, em que se procura prolongar ao máximo a utilização quer de materiais quer de aparelhos, e para isso as entidades licenciadas para reciclagem também têm que colaborar, afirmou.

Carlos Martins indicou que as próximas licenças a atribuir impõem que se gaste mais com "educação, sensibilização ambiental e investigação e desenvolvimento".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório