Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mercados ajudam e Portugal vende dívida com juros mais baixos de sempre

A saída do nível de 'lixo' financeiro da Standard & Poor's trouxe excelentes notícias para a dívida portuguesa. A dupla venda de Bilhetes do tesouro acabou com taxas abaixo de zero.

Mercados ajudam e Portugal vende dívida com juros mais baixos de sempre
Notícias ao Minuto

10:57 - 20/09/17 por Bruno Mourão

Economia Leilão

As  boas notícias já eram esperadas, mas a confirmação chegou apenas há alguns minutos: Portugal regressou esta quarta-feira aos mercados pela primeira vez desde o aumento do rating da Standard & Poor's, fechando uma ronda de financiamento com custos historicamente baixos.

Segundo os dados da Bloomberg, a Agência Nacional de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública [IGCP] colocou na mão de investidores os 1,75 mil milhões de euros previstos como limite máximo da emissão de hoje, conseguindo juros negativos em ambas as linhas de Bilhetes do Tesouro.

Nos títulos a seis meses, o IGCP conseguiu uma taxa média de -0,363% nos 500 milhões de euros vendidos, com uma procura quase três vezes superior à oferta.

Quanto aos Bilhetes do Tesouro a 12 meses, a taxa foi de -0,345% nos 1,25 mil milhões de euros vendidos. A procura foi o dobro da oferta.

Para o especialista Filipe Silva, a emissão foi um sucesso e "não é de estranhar" que o montante máximo previsto para a emissão de hoje tenha sido cumprido.

"Nesta operação, o país conseguiu as taxas mais baixas de sempre para estes prazos e ambas foram, mais uma vez, negativas. Era o que se esperava: depois da subida de rating por parte da Standard & Poors e a perspetiva de estável por parte da Moody’s, a dívida portuguesa de longo prazo estreitou e o curto prazo está a ter o mesmo comportamento", explica o diretor de gestão de ativos do Banco Carregosa.

[Notícia atualizada ás 11h25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório