Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de metade dos 152 distritos de Moçambique já têm agência bancária

Mais de metade dos 152 distritos de Moçambique já tem pelo menos uma agência bancária, de acordo com dados hoje divulgados pelo Governo.

Mais de metade dos 152 distritos de Moçambique já têm agência bancária
Notícias ao Minuto

13:46 - 19/09/17 por Lusa

Economia Governo

"No início de 2015, apenas 69 distritos num universo de 152 tinham pelo menos uma agência", mas o número subiu para 84, ou seja, a cobertura subiu de 45% para 55% do total de distritos, anunciou o executivo.

Os dados foram divulgados à margem do anúncio de inauguração de um novo balcão, na quarta feira, na província de Cabo Delgado, no norte do país no âmbito do projeto 'Um distrito, um banco'.

A iniciativa da responsabilidade do Governo pretende dar condições de acesso ao financiamento bancário e a seguros de pagamento e poupança das populações rurais, no âmbito dos processos de comercialização agrícola.

A parcela de população adulta de Moçambique com conta bancária ronda os 36%, pouco mais de um terço, segundo dados do último boletim estatístico do Banco de Moçambique, publicado em junho.

Em resposta a questões colocadas pela Lusa no início do mês, os dois principais bancos moçambicanos (BIM e BCI) consideraram este valor baixo e salientaram a necessidade de promover a presença bancária pelo país.

O projeto 'Um distrito, um banco' foi lançado há um ano pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e permitiu desde então a abertura de 14 novas agências, segundo dados do governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório