Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Clima económico piora em agosto. Atividade económica estabiliza

Os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que o verão deste ano não foi particularmente positivo no que toca a registos económicos.

Clima económico piora em agosto. Atividade económica estabiliza
Notícias ao Minuto

11:34 - 19/09/17 por Bruno Mourão

Economia INE

A variação negativa do comércio internacional português e a redução do investimento em julho acabaram por anular o aumento do consumo privado, colocando o clima económico em rota descendente e a atividade económica em estagnação. 

"Em Portugal, o indicador de atividade económica, disponível até julho, estabilizou, enquanto o indicador de clima económico, disponível até agosto, diminuiu. O indicador quantitativo do consumo privado acelerou em julho, refletindo um contributo positivo mais expressivo da componente de consumo duradouro. O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) desacelerou em julho devido ao comportamento das componentes de material de transporte e máquinas e equipamentos. Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 9,0% e 13,4% em julho, respetivamente (7,7% e 12,8% em junho)", explica o Instituto Nacional de Estatística num boletim de dados revelado esta terça-feira. 

Ainda segundo o INE, em julho "a atividade económica na perspetiva da produção revelou um crescimento mais intenso, tendo os índices de volume de negócios da indústria e dos serviços, bem como os índices de produção da indústria e da construção acelerado em termos homólogos". 

Estes resultados surgem numa época em que se registou um aumento da confiança dos consumidores da zona euro e uma variação também positiva do sentimento económico. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório