Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fabricantes e fornecedores afetados por aumento do risco de crédito

Os fabricantes e fornecedores de componentes automóveis devem ser os mais afetados, nos próximos cinco anos, por um aumento do risco de crédito, informou hoje uma seguradora de crédito interno e de exportação.

Fabricantes e fornecedores afetados por aumento do risco de crédito
Notícias ao Minuto

13:06 - 14/09/17 por Lusa

Economia Automóvel

A Crédito y Caución, do Grupo Catalana Occidente, prevê um aumento do risco de crédito para fornecedores "estruturalmente mais débeis, o que levará a tensões de liquidez, atrasos nos pagamentos e insolvências de empresas no setor".

Segundo um relatório da empresa, as principais empresas afetadas serão as fabricantes e fornecedoras de caixas de velocidade ou as especializadas em componentes e motores de combustão convencionais, que fornecem componentes metálicos e componentes para sistemas de escape.

A seguradora referiu alguns potenciais riscos a curto prazo, como o "protecionismo e as limitações ao livre comércio decorrentes da significativa mudança na política económica dos Estados Unidos", assim como os desafios estruturantes colocados com o aumento da procura por veículos híbridos e elétricos.

"Essa mudança será acompanhada pelo uso crescente de projetos em metais leves, novos materiais e digitalização", notou a seguradora, que recordou que as empresas mais pequenas, com produtos facilmente substituíveis, "já sofreram uma redução nas suas margens e lucros inferiores".

Nos próximos anos, "a debilidade financeira, juntamente com a falta de acesso aos mercados de capitais e aos investidores, poderia impedi-las de realizarem os investimentos necessários para inovar e melhorar a sua cadeia de valor num ambiente de mercado em mudança", concluiu a seguradora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório