Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

A fatura multimilionária dos dois furacões nos EUA

Duas semanas de intensas tempestades do outro lado do oceano Atlântico prometem deixar a maior economia do mundo com uma conta muito pesada para pagar.

A fatura multimilionária dos dois furacões nos EUA
Notícias ao Minuto

10:25 - 11/09/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

Nem os Estados Unidos escapam às catástrofes naturais provocadas pelas alterações climáticas que Donald Trump nega. Em duas semanas, o furacão Harvey e o furacão Irma provocaram estragos devastadores em ambas as costas, colocando milhares de pessoas na rua e causando uma situação de emergência social. 

Apesar de ainda não existirem balanços oficiais, a empresa RMS – especializada em cálculo de danos de desastres naturais - já calcula que os prejuízos com as duas tempestades possam atingir valores acima dos 120 mil milhões de euros, com o Harvey a provocar mais estragos do que o Irma. 

O Harvey, que atingiu a costa oeste, deverá ser responsável por 60 a 75 mil milhões de euros de prejuízos, fruto da enorme violência com que atingiu o Texas e um par de outros Estados; o Irma perdeu força ao chegar à Florida e à restante costa este, mas a fatura ainda está a subir porque o furacão continua a passar pelo território dos Estados Unidos. Neste momento, a RMS estima que os estragos possam chegar aos 54 mil milhões de euros. 

A Enki Research, outra empresa especializada na área dos desastres naturais, é ainda mais pessimista e estima que o furacão Irma seja responsável por mais de 143 mil milhões de euros de estragos, aos quais se juntariam os prejuízos provocados pelo Harvey.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório