Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses deixam compras de material escolar para os últimos dias

Apenas 17% prefere tratar das compras todas de material escolar com bastante antecedência.

Portugueses deixam compras de material escolar para os últimos dias
Notícias ao Minuto

08:52 - 09/09/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Cetelem

Na hora de estudar, é natural que já muitos pais tenham dito aos filhos para não deixarem tudo para a última hora. Mas na hora de fazer as compras de material escolar, os pais parecem manter também a tendência de deixar para o fim.

Esta é, pelo menos, a conclusão do recente estudo do Observador Cetelem, precisamente sobre esta matéria, onde se refere que a maioria dos portugueses deixa as suas compras de regresso às aulas para os últimos dias antes do início da escola.

O estudo especifica que cerca de 41% dos portugueses faz as suas compras duas semanas antes e 17% apenas a uma semana do começo das aulas. Curiosamente, comparando com o ano anterior, verifica-se que os pais adiam cada vez mais a compra do material escolar.

58% dos portugueses deixam as compras escolares para as últimas semanas antes do início das aulas, enquanto 17% dos inquiridos só fazem as suas aquisições já depois do começo das aulas. Ainda assim, há outros 17% que procuram antecipar este período, pelo que efetuam as suas compras cerca de dois meses antes do início das aulas, e, consequentemente, mesmo antes das férias.

O mesmo estudo Cetelem conclui ainda que 59% das famílias compram o material escolar num único momento. Este é um resultado superior ao registo de 2016, altura em que entre os inquiridos este valor não ultrapassou os 54%. Naturalmente, e em sentido inverso, baixa a percentagem das famílias que pretendem efetuar as suas compras ao longo do ano, 44% em 2016, para 37% este ano.

Refira-se ainda que, quando é o próprio inquirido que estuda e adquire o material escolar, este prefere efetuar as suas compras já no decorrer do ano escolar, 49%, contra 16% que compram duas semanas antes e 19% na semana do início da aulas. 

A maioria dos pais com filhos em idade escolar (53%) opta por comprar os manuais escolares ao mesmo tempo que o restante material. Um registo que ultrapassa os 44% do ano anterior. Se o inquirido estuda, a preferência passa pela compra em momentos diferentes, 58%, enquanto 30% prefere fazer tudo num único momento. Em média, 49% dos portugueses fazem as suas compras em conjunto, enquanto 46% efetuam-nas em vários momentos.

“Como o início do calendário escolar coincide cada vez mais com o final do período de férias, algumas famílias só conseguem fazer as suas compras nos últimos dias. Talvez por esta agenda mais apertada, verifica-se também uma tendência para as famílias portuguesas tentarem comprar todo o material escolar de uma só vez”, refere Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem, no comunicado enviado às redações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório