Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Companhia aérea TAVC esclarece que tem duas ligações com Portugal

A companhia aérea cabo-verdiana TACV assegurou hoje já ter reencaminhado mais de metade dos passageiros com destino à Europa cujos voos foram cancelados e esclareceu que há pelo menos duas ligações asseguradas com Lisboa.

Companhia aérea TAVC esclarece que tem duas ligações com Portugal
Notícias ao Minuto

22:48 - 06/09/17 por Lusa

Economia Cabo Verde

Em comunicado emitido durante a manhã, a TACV anunciava o cancelamento de todas as ligações internacionais até 11 de setembro devido à avaria no seu Boeing 757.

À tarde, num novo comunicado da empresa, esclarecia que os voos Lisboa/Praia/Lisboa às terças-feiras e Lisboa/São Vicente/Lisboa às quintas-feiras "não são afetados pela irregularidade operacional" por estarem a ser operados pela companhia do grupo hoteleiro português Pestana, a EuroAtlantic.

No mesmo comunicado, a empresa faz o ponto de situação da operação desde o início do mês de setembro.

"Desde o dia 01 do corrente mês que a operação da TACV vem sofrendo alterações consideráveis devido a uma avaria técnica no seu Boeing 757, único avião em operação. Para agravar a situação, ainda não foi possível encontrar um motor para substituição ou o aluguer de uma aeronave para reposição de todos os voos afetados", adianta o texto.

A empresa adianta que "os voos de e para os Estados Unidos estão assegurados até o dia 08 de setembro, tendo a TACV recorrido ao aluguer de um avião", enquanto a "proteção dos passageiros de Europa para Cabo Verde está controlada através de encaminhamento em companhias terceiras".

"Os passageiros que estão em Cabo Verde com destino à Europa já foram encaminhados em mais de 50%, restando ainda um número considerável de tráfego para proteger", acrescenta.

Os passageiros de Fortaleza e Recife para Lisboa e vice-versa também estão a ser protegidos em companhias terceiras, embora em fluxo menor devido à limitação de lugares disponíveis em companhias terceiras, prossegue o comunicado.

Na terça-feira, a companhia tinha anunciado o cancelamento das ligações de hoje e quinta-feira para Lisboa e Fortaleza e Recife, no Brasil, depois de durante o fim de semana terem já sido canceladas as ligações com Providence, nos Estados Unidos.

"Todos os passageiros afetados continuam a ser encaminhados para os seus destinos em função da disponibilidade de lugares em companhias terceiras. Os que assim preferirem, terão o reembolso do bilhete não voado", informava durante a manhã a empresa.

A empresa de Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) anunciou também hoje o fim das ligações para Dacar, no Senegal, e Bissau, na Guiné-Bissau, a partir de quinta-feira.

A companhia aérea pública cabo-verdiana está em processo de reestruturação com vista à sua privatização, tendo o Governo assinado com o grupo islandês Icelandair um contrato de gestão da empresa pelo período de um ano.

Com um passivo acumulado de mais de 100 milhões de euros, a empresa assegura agora apenas as ligações internacionais depois de o Governo ter negociado com a Binter Cabo Verde o exclusivo das ligações no mercado doméstico, empresa na qual entrou com 49% do capital.

A TACV tem ligações aéreas regulares para a Europa, Brasil e Estados Unidos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório