Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cerca de três mil funcionários do IEFP transitam para carreiras gerais

Cerca de três mil funcionários do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), cujas carreiras estavam por rever desde 2009, deverão em breve transitar para as carreiras gerais da Administração Pública, garante o SINTAP.

Cerca de três mil funcionários do IEFP transitam para carreiras gerais
Notícias ao Minuto

17:19 - 05/09/17 por Lusa

Economia Sintap

"A transição de carreiras do IEFP para as carreiras gerais da Administração Pública pode finalmente tornar-se uma realidade, depois de emitido o respetivo despacho de homologação, no passado dia 17 de agosto", avança o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) em comunicado.

Em causa estão cerca de três mil trabalhadores do IEFP que desde 2009 aguardam pela revisão das carreiras, explicou o dirigente do SINTAP, José Abraão, à Lusa.

"O processo já obteve 'luz verde' do Governo e está agora a decorrer nos recursos humanos do IEFP, faltando apenas a publicação do diploma em Diário da República e entrada em vigor", conta o dirigente sindical.

Entre os trabalhadores que transitam para a carreira geral de técnico superior estão os conselheiros de orientação profissional, os técnicos superiores de emprego e os técnicos de formação.

Os técnicos administrativos, os desenhadores e os trabalhadores altamente qualificados transitam para a categoria de assistente técnico, enquanto os encarregados transitam para a carreira de encarregado operacional.

Para a categoria de assistente operacional da carreira geral passam os auxiliares administrativos, cozinheiros, motorista de ligeiros, motoristas, entre outros.

José Abraão sublinha que o SINTAP irá ainda exigir a garantia de que os trabalhadores tenham direito às progressões na carreira, quando estas forem descongeladas.

A transição das carreiras está prevista na Lei dos Vínculos, Carreiras e Remunerações da Administração Pública, de 2008, mas o processo de revisão das carreiras arrastou-se ao longo dos anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório