Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Adeus, 'lixo': Portugal "prestes a tornar-se caso de sucesso"

Uma das mais importantes agências de rating do planeta mudou de discurso e parece estar rendida aos resultados orçamentais portugueses. A saída da lista de países com dívidas tóxicas pode ser uma realidade em breve.

Adeus, 'lixo': Portugal "prestes a tornar-se caso de sucesso"
Notícias ao Minuto

10:56 - 05/09/17 por Bruno Mourão

Economia Moody's

A Moody's melhorou na semana passada a perspetiva da dívida portuguesa e deixou a porta aberta a uma saída do nível de 'lixo financeiro'. Em entrevista à SIC, o diretor do gabinete de risco soberano da agência explicou a decisão com a melhoria dos resultados orçamentais e aumentou a esperança de uma melhoria do rating em breve: "Tendo em conta que vemos um bom desenvolvimento em Portugal, podemos ver uma melhoria [da notação financeira] nos próximos doze meses". 

"Portugal tem demonstrado um nível muito significativo de força institucional e está prestes a tornar-se num caso de sucesso entre os países que foram alvo de resgate financeiro", admite Dietmar Hornung, mostrando satisfação com os resultados obtidos no ano passado e nos primeiros meses de 2017. 

Mesmo com elogios, a Moody's mantém-se mais pessimistas do que o Governo e aponta para um défice de 1,8% do PIB este ano e para perdas de 2% em 2018 devido a um "relaxamento" da consolidação orçamental.  

"Acho que o Governo tem consciência que Portugal sentiria pressão dos mercados se saísse desse caminho [da consolidação orçamental e redução do défice]", reconhece o representante da Moody's, concluindo com um recado para a Esquerda parlamentar: "Obviamente existem riscos orçamentais e estamos a acompanhar com muito interesse as atuais negociações do Orçamento do Estado de 2018".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório