Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Rentrée: Setembro é melhor mês para encontrar trabalho. Ou será que não?

Depois da vaga de empregos de verão, muitas pessoas escolhem o mês do regresso às aulas para começar a pesquisa por um novo trabalho. Mas será que é a melhor decisão?

Rentrée: Setembro é melhor mês para encontrar trabalho. Ou será que não?
Notícias ao Minuto

07:00 - 06/09/17 por Bruno Mourão

Economia Trabalho

As ofertas são mais do que muitas e a procura não fica atrás. Os empregos não-sazonais parecem estar à procura de candidatos mais uma vez e por isso, setembro volta a ser visto como um excelente mês para encontrar aquele trabalho que tem fugido. 

No entanto, os especialistas parecem contrariar esta ideia, apresentando alguns dados que parecem contrariar a força da rentrée no setor da contratação. 

José Julián Sánchez, diretor da Experis, explica ao jornal El Confidencial que apesar de ser em setembro que "as empresas regressam à atividade normal e começam a preparar os objetivos do ano seguinte", existe um período de análise aos dados e às necessidades que apenas acaba umas semanas depois. Isto significa que apenas no início de outubro ou novembro a maior parte das companhias está pronta para encontrar candidatos qualificados. 

Javiér Caparrós, diretor-geral internacional do site Trabajando.com, explica que outubro ou novembro são mesmo os meses ideais para procurar emprego nos setores altamente qualificados, enquanto o final de maio e o início de junho são a época ideal para procurar emprego sazonal, por exemplo no setor turístico e hoteleiro. Em ambos os casos, setembro não é o mês ideal, surgindo antes ou depois do ciclo ideal de contratações. 

Como curiosidade, os recrutadores e especialistas em recursos-humanos revelam que agosto é o pior mês para procurar emprego, porque as empresas que precisam de trabalhadores sazonais já os recrutaram e todas as outras empresas estão a funcionar com os serviços mínimos. Fique por isso descansado se quer aproveitar as férias até ao fim e pensar em candidaturas só quando voltar a casa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório