Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

No coração da Serra da Lousã, a aldeia da Cerdeira 'renasceu das cinzas'

Há quase 30 anos, a aldeia da Cerdeira estava praticamente abandonada. Agora, é um centro de turismo rural que oferece uma experiência muito próxima da natureza.

Notícias ao Minuto

07:35 - 03/09/17 por Bruno Mourão

Economia Turismo

No final da década de 1980, o êxodo rural e o envelhecimento progressivo condenaram a aldeia da Cerdeira à 'morte lenta'. Praticamente abandonada, a localidade foi encontrada por Kerstin Thomas e Bernard Langer, e começou a ser recuperada lentamente, com ajuda de Natália e José Serra a partir de 2000. 

O caminho foi longo e difícil, mas hoje em dia, a aldeia 'renasceu das cinzas' e apresenta-se a Portugal e ao mundo com a marca Cerdeira Village. 

"A Cerdeira Village é um espaço de turismo rural intimamente ligado à criação e à formação artística. Dispõe de nove casas de xisto recuperadas e com todo o conforto de uma habitação moderna, mas sem as distracções da cidade (não há televisão e o acesso à internet está cingido ao Café da Videira, um dos espaços comuns da aldeia). Cada uma das casas foi intervencionada por artistas de craft contemporâneo que criaram peças únicas de autor inspiradas pela aldeia e pela sua envolvente natural", explicam os gestores do projeto em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto

Na aldeia, os visitantes podem participar em workshops de "aprendizagem de técnicas como o Figurado em Cerâmica, Feltragem de Lã ou Talha em Madeira de Castanho", de construção de casas de xisto em miniatura, ou em nove roteiros pela região centro "com percursos pedestres associados e uma seleção de locais de interesse cultural e histórico, assim como mapas detalhados". "Os mais radicais podem optar por percorrer trilhos na serra, andar de BTT, fazer escalada ou voos de parapente", promete ainda a gestão da Cerdeira Village. 

Veja na galeria as melhores imagens da aldeia que já foi classificada como conjunto de interesse municipal para proteger o património.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório