Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

O ano louco do euro: De 'parente pobre' a melhor moeda do mundo

As previsões catastróficas do início do ano não se confirmaram e em vez e cair, o euro parece ter renascido das cinzas.

O ano louco do euro: De 'parente pobre' a melhor moeda do mundo
Notícias ao Minuto

10:46 - 31/08/17 por Bruno Mourão

Economia Mercado

No início deste ano, o futuro do euro era sombrio. Com Donald Trump a prometer um apoio reforçado aos mercados, com o Reino Unido a caminho da saída da União Europeia e com a França a dar sinais de incerteza, a 'moeda única europeia' parecia estar a caminho de um ano de perdas e prometia cair a pique na comparação com o dólar e a libra esterlina. 

No entanto, a realidade é muito mais imprevisível do que qualquer análise especializada pode esperar e fruto dos inúmeros eventos dos últimos oito meses, o euro passou de 'parente pobre' dos mercados de câmbio para a moeda internacionalmente reconhecida com melhores resultados em 2017. 

Desde janeiro, o euro subiu 13% na comparação com o dólar e ultrapassou esta semana a barreira dos 1,2 dólares;  face à libra a subida é de 8,4% e em relação ao franco suíço, a variação positiva é de 6,6%. Como se explicam estes resultados? 

Segundo a CNN, existem três fatores decisivos para a subida do euro. Em primeiro lugar, a economia europeia deu sinais muito mais positivos do que se previa no início do ano e prevê-se que a tendência positiva se mantenha em 2018, com ajuda de alguns países periféricos como Portugal. 

Ao mesmo tempo que a economia melhorou, a estabilidade política aumentou graças à eleição Emanuel Macron, um defensor da moeda comum que tornou a Europa um centro político mais aliciante do que os Estados Unidos de Donald Trump. 

Por fim, a comparação mais favorável com o contexto político e económico nos Estados Unidos e Reino Unido permitiram que o euro ganhasse adeptos e deixasse o dólar e a libra mais fracos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório