Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Confiança dos consumidores e clima económico descem de máximos pré-crise

Os dados hoje divulgados mostram uma aparente estabilização de dois importantes indicadores económicos.

Confiança dos consumidores e clima económico descem de máximos pré-crise
Notícias ao Minuto

10:19 - 30/08/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Julho tinha sido um mês histórico para a confiança dos consumidores e para o clima económico em Portugal. Graças à melhoria do emprego e das condições económicas, a confiança dos consumidores atingiu um máximo histórico segundo os dados do INE e o clima subiu para o melhor valor desde meados de 2002. Em agosto, a tendência mudou. 

"O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu em agosto, após ter atingido no mês anterior o valor máximo da série iniciada em novembro de 1997, interrompendo a trajetória positiva observada desde o início de 2013. O indicador de clima económico diminuiu, depois de ter atingindo em julho o máximo desde maio de 2002", explica o Instituto Nacional de Estatística num destaque divulgado esta quarta-feira. 

Segundo o INE, a queda da confiança "resultou do contributo negativo do saldo das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação financeira do agregado familiar, tendo as expectativas sobre a evolução da poupança e da situação económica do país contribuído positivamente". 

A construção e obras públicas foi o único setor onde a confiança dos consumidores aumentou; na indústria transformadora, no comércio e nos serviços a tendência foi de queda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório