Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Avaliação bancária das casas chega a um novo máximo histórico

Os dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística não deixam dúvidas: as casas portuguesas nunca valeram tanto como agora, na opinião dos bancos.

Avaliação bancária das casas chega a um novo máximo histórico
Notícias ao Minuto

11:53 - 29/08/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Oito anos depois da queda do Lehman Brothers ter levado a um colapso do mercado imobiliário, os valores das habitações conseguiram ultrapassar os registos pré-crise e atingiram um novo máximo em Portugal. 

"O valor médio de avaliação bancária para o total do País fixou-se em 1 117 euros por metro quadrado (euros/m2) em julho, mais 5 euros do que o observado em junho. Este valor representa um aumento de 0,4% em relação ao registado no mês precedente e 4,6% face ao mesmo mês do ano anterior", explica o INE num destaque estatístico publicado esta terça-feira. 

Desde abril de 2016 que o valor médio de avaliação das casas pela banca sobre todos os meses, com os apartamentos a registarem novamente um crescimento de preços superior ao das moradias. 

"A nível regional, as maiores subidas registaram-se no Centro (1%) e na Área Metropolitana de Lisboa (0,9%). A única descida verificou-se na Região Autónoma dos Açores (-0,8%). Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação registou um crescimento de 4,6% em julho (variação de 4,4% no mês anterior). As varia- ções mais significativas observaram-se no Algarve (5,6%) e no Norte (5,5%), tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado o menor crescimento (1%)", regista o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório