Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Academia de Código quer provar que as crianças também conseguem programar

Numa época em que a tecnologia está na moda e em que o emprego dos programadores está praticamente garantido, um projeto nacional quer ajudar os alunos do 1º e 2º ciclo a ganharem bases desde muito cedo.

Notícias ao Minuto

10:32 - 29/08/17 por Bruno Mourão

Economia Projeto

Afinal, parece que o Magalhães pode ter um futuro risonho nas salas de aulas portuguesas. Vários anos depois do prometido '"choque tecnológico", as crianças portuguesas têm a oportunidade de se inscreverem num programa inovador de programação. 

"A Academia de Código Júnior, com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), tem 50.000 vagas para crianças do 1º e 2º ciclo terem acesso a um currículo de programação, de forma gratuita", explica a liderança do projeto em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto, prometendo que os alunos vão poder viver "uma das maiores e mais excitantes aventuras cognitivas das suas vidas". 

O programa Júnior da Academia de Código está disponível gratuitamente para quase todas as zonas do país, mas as escolas de Lisboa, Faro e das ilhas não podem candidatar-se "por não se enquadrarem no financiamento do projeto". " Nestas zonas, a inscrição é feita diretamente com a Academia de Código, sendo que os custos não serão cobertos por este projeto", explica a organização. 

As escolas interessadas podem inscrever-se no site criado para o efeito até dia 8 de setembro e precisam apenas de ter acesso à iternet e pelo menos um computador para cada dois alunos. A Academia garante uma formação online acreditada de 25 horas para os professores, de forma a prepará-los para as aulas com os mais novos. 

Descubra mais sobre a Academia de Código Júnior no vídeo que lhe mostramos na galeria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório