Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Corte parcial da dívida grega? "Não está na agenda", diz Schäuble

Ministro das Finanças alemão voltou a abordar o tema numa entrevista recente.

Corte parcial da dívida grega? "Não está na agenda", diz Schäuble
Notícias ao Minuto

23:56 - 28/08/17 por Pedro Filipe Pina

Economia Ministro

A Grécia terá de continuar a levar a cabo reformas, pondo de parte, de momento, qualquer hipótese de um corte parcial de dívida.

Esta é a opinião de Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão. 

Questionado recentemente sobre o tema numa entrevista ao jornal Mannheimer Morgen, o governante germânico foi assertivo: "isso atualmente não está de todo na agenda".

Schäuble, recorde-se, tem sido ao longo da última década dos maiores defensores das políticas de austeridade, opinião que manteve durante os anos em que Portugal foi alvo de intervenção por parte da troika.

Portugal, que em tempos chegou a ser das principais preocupações na Europa do Euro, terminou o período de assistência financeira ainda no tempo do governo de Passos Coelho e, já com António Costa, saiu do procedimento por défice excessivo, comprovando uma trajetória positiva. A Grécia, porém, continua a viver uma situação económica e financeiramente mais débil.

Perante quem defende que um corte na dívida poderia facilitar a recuperação económica grega, Schäuble voltou a manifestar a sua opinião divergente, afirmando na mesma entrevista, como dá conta a Reuters, que o "país [Grécia] não precisa de um perdão de dívida agora, mas tem de continuar a trabalhar na sua competitividade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório