Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Guiné Equatorial exige 73 milhões ao grupo Total por "fraude"

A Guiné Equatorial exigiu ao grupo petrolífero francês Total 73 milhões de euros por "fraude" na venda de combustível entre 2010 e 2012, disse hoje à AFP o ministro das Finanças, Miguel Engonga Obiang.

Guiné Equatorial exige 73 milhões ao grupo Total por "fraude"
Notícias ao Minuto

23:20 - 28/08/17 por Lusa

Economia Petróleo

"Após investigações, descobrimos que existe uma situação suspeita e fraudulenta", explicou Miguel Engonga Obiang.

O Governo exigiu que a Total apresente uma proposta para resolver a situação numa reunião que decorreu no dia 21 de agosto com responsáveis da empresa francesa na Guiné Equatorial, segundo a televisão estatal.

A Agência France Presse (AFP) tentou contactar administradores da Total na Guiné Equatorial, mas não conseguiu e Malabo disse ter levado o caso à justiça.

O vice-presidente e filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, Teodorin, está atualmente a ser julgado em França, acusado de ter construído um património de forma fraudulenta. A justiça francesa pede uma pena de três anos de prisão, 30 milhões de euros de multa e a confiscação dos bens em causa, incluindo um imóvel avaliado em mais de 100 milhões de euros.

A Guiné Equatorial é um país produtor de petróleo com cerca de um milhão de habitantes e dirigido desde agosto de 1979 por Teodoro Obiang, que detém o recorde de longevidade no poder em África.

O Governo da Guiné Equatorial é acusado por várias organizações da sociedade civil de constantes violações dos direitos humanos e perseguição a políticos da oposição.

Este país africano faz parte, desde 2014, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório