Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Eclipse: Três minutos de espetáculo... e 694 milhões de dólares perdidos

No dia seguinte ao magnífico evento que parou os Estados Unidos da América, um estudo mostra o alegado efeito nefasto na economia.

Eclipse: Três minutos de espetáculo... e 694 milhões de dólares perdidos
Notícias ao Minuto

15:21 - 22/08/17 por Bruno Mourão

Economia Ciência

O impressionante encontro da Lua e do Sol na perspetiva terrestre foi um espetáculo único que dificilmente se irá repetir em território norte-americano durantes as próximas décadas. Da quinta mais remota até à Casa Branca, quase ninguém ficou indiferente ao eclipse que a NASA transmitiu em direto e que reavivou a paixão de muitos milhões pela ciência. 

No entanto, como explica a Reuters, há um 'lado negro' na dança universal dos dois corpos celestes mais visíveis a partir da Terra. 

Uma estimativa feita pela Challenger, Gray & Christmas – uma empresa especializada em ajudar os trabalhadores dispensados a encontrarem novos caminhos profissionais – calcula que tenham desaparecido cerca de 694 milhões de dólares (590 milhões de euros) da economia norte-americana graças aos três minutos de eclipse, ou mais especificamente, graças às pausas e folgas concedidas pelas empresas para que os trabalhadores não perdessem o espetáculo celestial. 

Os cálculos foram feitos multiplicando o salário médio por hora pelo tempo de pausa concedido, partindo dos dados disponíveis: as empresas permitiram em média uma paragem de 20 minutos aos 87 milhões de trabalhadores ativos à hora do eclipse e em muitas companhias, foi ainda dada a hipótese de tirar uma folga na segunda-feira, dia do cruzamento aparente do Sol e da Lua. 

Apesar do valor perdido parecer impressionante, a Challenger, Gray & Christmas admite que o impacto financeiro deste evento não é particularmente significativo: "É [um valor] muito pequeno, comparando com a quantidade de salários pagos aos empregados ao longo de um ano". 

O impacto do eclipse foi muito menor do que o impacto do Super Bowl, por exemplo, e fica igualmente atrás das finais do basquetebol universitário e dos dias de compras em torno do Dia de Ação de Graças (Black Friday e Cyber Monday).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório