Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Alterações à lista negra de offshores vão precisar de 'ok' do Fisco

A decisão do Governo de retirar ou acrescentar países à lista negra de 'offshore' passa a exigir parecer prévio da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a partir de quarta-feira, segundo um diploma hoje publicado.

Alterações à lista negra de offshores vão precisar de 'ok' do Fisco

"O membro do Governo responsável pela área das Finanças aprova, por portaria, após parecer prévio da Autoridade Tributária e Aduaneira, a lista dos países, territórios ou regiões com regime claramente mais favorável", lê-se no novo articulado da Lei Geral Tributária, hoje publicado em Diário da República.

O diploma esclarece que a decisão do ministro das Finanças de retirar territórios da lista de paraísos fiscais tem de ser antecedida de um parecer do Fisco, mas não estabelece que este parecer tem caráter vinculativo.

Esta alteração legislativa surge depois de o Governo ter retirado o Uruguai e os territórios britânicos de Jersey e da Ilha de Man daquela lista, no início deste ano, uma decisão que não foi fundamentada num parecer específico da Autoridade Tributária porque, segundo o Governo, a lei não estabelecia qualquer obrigatoriedade desse parecer.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório