Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

ANACOM ordena cessação imediata de promoção de verão 'engenhosa' da MEO

Promoção de verão da MEO atribui dois gigas adicionais de tráfefo extra, durante o mês de agosto. A não comunicação de uma decisão sobre a aceitação da campanha leva a uma adesão automática que, em setembro já terá custos adicionais. ANACOM considera promoção "lesiva" para clientes e "incompatível com diversas disposições legais".

ANACOM ordena cessação imediata de promoção de verão 'engenhosa' da MEO
Notícias ao Minuto

18:49 - 18/08/17 por Melissa Lopes

Economia Comunicação

A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações - recebeu nos últimos dias "um número significativo de reclamações" relacionadas com uma campanha da MEO que atribui a seus assinantes 2GB adicionais de internet móvel para utilização até 31 de agosto, sem custos. A partir dessa data, contextualiza a ANACOM, o tráfego extra atribuído passará a ser pago.

Ora, de acordo com as condições anunciadas, os assinantes que não queiram suportar esses custos adicionais a partir de 1 de setembro deverão contactar a MEO nesse sentido. A não comunicação de uma decisão leva a adesão automática dessa campanha que no mês seguinte já terá custos adicionais.

"A ANACOM considera que a prática seguida pela MEO nesta campanha, de fazer equivaler o silêncio dos assinantes a uma declaração de aceitação, é lesiva dos interesses dos assinantes e incompatível com diversas disposições legais, nomeadamente, da Lei das Comunicações Eletrónicas", lê-se numa nota publicada no seu site.

Assim, a ANACOM aprovou um projeto de decisão que determina à MEO, correndo agora o período de audiência prévia do operador: Em primeiro lugar, a "cessação imediata da campanha nos termos em que está a ter lugar e a adoção das medidas necessárias para corrigir a situação", a "comunicação, aos assinantes que já tenham sido contactados, de que aquelas propostas de alteração contratual só se efetivam se estes manifestarem expressamente o seu acordo por escrito", e ainda a "proibição de cobrança de quaisquer quantias associadas ao tráfego adicional sem que os assinantes tenham dado o seu acordo expresso".

A ANACOM informa ainda que tomará a decisão final sobre esta matéria após a audição da MEO.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório