Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Imprensa espanhola fala de "guerra" entre Barcelona e o Airbnb

A capital da Catalunha está a tentar encontrar formas de controlar o excesso de turistas, combatendo as ilegalidades na plataforma de aluguer de origem norte-americana.

Imprensa espanhola fala de "guerra" entre Barcelona e o Airbnb
Notícias ao Minuto

11:05 - 17/08/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

O aviso tinha sido lançado e a Airbnb não teve escolha senão cumprir. Segundo o La Razón, a plataforma de alojamentos turísticos removeu 1.036 anúncios ilegais na cidade de Barcelona, acatando a ordem da cidade condal que tinha de ser seguida até ao final deste mês. 

Como explica o diário espanhol, a Câmara de Barcelona tinha detetado ilegalidades em mais de dois mil espaços oferecidos através do Airbnb; em mais de 700 casos, os autores dos anúncios aceitaram a ordem de cessação, mas nos restantes, a Airbnb foi obrigada a agir para cumprir a vontade da gestão municipal. Mesmo assim, ainda existem casos à espera de resolução. 

A Câmara de Barcelona detetou vários casos de pessoas que se dedicam profissionalmente aos alugueres ilegais, celebrando contratos de arrendamento de espaços em várias zonas da cidade para depois as disponibilizarem na Airbnb e multiplicarem o dinheiro gasto. Este tipo de operação é ilegal, tendo em conta que a lei espanhola apenas permite que sejam os donos das casas a arrendarem espaços para uso turístico ou habitacional. 

O La Razón liga as regras mais apertadas e a aparente "guerra" contra o Airbnb em Barcelona a um movimento de turismofobia que surge em resposta ao anormal aumento do turismo na capital da Catalunha. Recorde-se que no final de julho, um grupo juvenil de extrema-esquerda atacou um autocarro turístico em Barcelona, em protesto contra o excesso de visitantes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório