Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Entrada de turistas portugueses em Cabo Verde diminuiu no 2.º trimestre

As entradas de turistas portugueses em Cabo Verde diminuíram ligeiramente no segundo trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2016, segundo dados revelados hoje pelo INE.

Entrada de turistas portugueses em Cabo Verde diminuiu no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

15:59 - 16/08/17 por Lusa

Economia INE

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano, Portugal foi o segundo mercado de onde saíram mais turistas para o arquipélago, com 11,4% do total, contra 11,9% do mesmo período do ano passado.

No segundo trimestre, o Reino Unido continuou a ser o principal mercado emissor de turistas para Cabo Verde, com 27,1%, mais do que os 22,9% no período homólogo.

Os turistas ingleses também foram os que permaneceram mais tempo no arquipélago, com uma estada média de 8,3 noites, uma diminuição, já que no período homólogo a média foi de 9,7 noites.

A Alemanha fecha o pódio da entrada de turistas em Cabo Verde, mas a sua contribuição diminuiu, passando de 11% no ano passado para 9,9% no segundo trimestre deste ano.

Os residentes em Cabo Verde totalizaram 7,2% das entradas e 3,2% das dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do país, revelou o INE.

Segundo aquele instituto, de abril a junho os estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos acolheram cerca de 154 mil hóspedes, mais 15,9% do que no mesmo período do ano anterior (132 mil).

Em relação às dormidas, atingiram cerca de 988 mil no período em análise, correspondendo a um aumento de 13,7%, em relação ao período homólogo, que foi de cerca de 869 mil.

Relativamente ao tipo de estabelecimento, os hotéis continuaram a ser os mais procurados em Cabo Verde, com 87,5% do total de hóspedes e 91,1% das dormidas.

A ilha do Sal foi a que mais turistas recebeu, com 45,7%, uma ligeira diminuição em relação ao período homólogo, em que teve 46,6% do total das entradas no arquipélago.

Segue-se a ilha da Boavista, com 32,2%, um ligeiro aumento quando no ano passado nos segundos três meses do ano foi de 30,8%.

Santiago completa o pódio do total de entradas em Cabo Verde, este ano com 10,4% do total, uma diminuição em relação ao ano passado, que foi de 12,1%.

Foi no Sal que os turistas também dormiram mais noites, totalizando 51,5%, seguida da ilha da Boavista, (39,3%) e Santiago (3,5%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório