Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

FMI apoia ajustamento da tarifa de energia em Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou hoje a decisão das autoridades moçambicanas de aumentarem o preço de energia elétrica, assinalando que a medida preserva a tarifa social e os consumidores de baixa renda.

FMI apoia ajustamento da tarifa de energia em Moçambique
Notícias ao Minuto

16:21 - 15/08/17 por Lusa

Economia Setor

"O Fundo Monetário Internacional apoia a decisão das Autoridades Moçambicanas de ajustar, com efeitos a partir do dia 15 de agosto de 2017, as tarifas de eletricidade", refere um comunicado assinado pelo representante do FMI em Maputo, Ari Aisen.

O ajuste das tarifas, prossegue a nota, deverá ajudar a limitar as perdas operacionais da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) e proteger o orçamento do Estado.

Para o FMI, a medida tem o mérito de preservar uma tarifa "social" para os consumidores de baixa renda e mais vulneráveis."

O preço de energia elétrica aumenta a partir de hoje em Moçambique, passando os consumidores domésticos a pagar 6,95 meticais (0,90 cêntimos de euro) o kilowatt por hora contra os anteriores 5,14 meticais (0,71 euros).

Em comunicado distribuído hoje, a Eletricidade de Moçambique (EDM) informa que aquele agravamento destina-se aos consumidores que usam a plataforma pré-pago.

De acordo com a EDM, os consumidores da plataforma pós-pago sofrem um aumento médio de dois meticais (0,027 meticais).

A nota indica que os clientes de baixa renda, cujo consumo varia de zero a 125 quilowatts, continuarão a pagar uma tarifa de 1,075 meticais (0,014 euros) por hora.

No comunicado, a EDM justifica o ajustamento tarifário com a necessidade de acompanhar o incremento dos custos de produção.

Os aumentos anunciados hoje são o segundo agravamento de preços de energia em dez meses em Moçambique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório