Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

INE: "Vamos cumprir os objetivos e reduzir a dívida pública"

"Os indicadores no mercado de trabalho indiciam perspetivas de crescimento futuro saudáveis para a economia portuguesa", congratula-se Mário Centeno.

INE: "Vamos cumprir os objetivos e reduzir a dívida pública"
Notícias ao Minuto

12:31 - 14/08/17 por Goreti Pera com Lusa

Economia Mário Centeno

O ministro das Finanças reagiu com palavras elogiosas e de esperança aos dados sobre o crescimento económico hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Mário Centeno destacou, em declarações aos jornalistas, que “a economia cresceu pelo 15.º trimestre consecutivo a um ritmo superior à média da União Europeia e num contexto de equilíbrio das contas públicas e de saldo positivo das contas externas”.

O crescimento de 2,8% do PIB em termos homólogos veio “acompanhado de uma evolução registada no mercado de trabalho”, numa altura em que “a taxa de desemprego está abaixo dos 9% e pela primeira vez nos últimos anos abaixo da média da zona euro”, explicou o governante.

Para Mário Centeno, “os indicadores no mercado de trabalho indiciam perspetivas de crescimento futuro saudáveis para a economia portuguesa”, e um “contexto de gestão rigorosa das contas públicas, permitindo que o país tenha alcançado em 2016 o melhor défice dos últimos 40 anos”.

“O rigor mantém-se em 2017 e vamos cumprir os objetivos, o que se traduzirá inevitavelmente num redução da dívida pública para uma trajetória sustentável”, vaticinou o ministro das Finanças.

O INE anunciou hoje que a economia portuguesa voltou a crescer 2,8% no segundo trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 0,2%. De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais relativas ao período entre abril e junho, o PIB aumentou 2,8% homólogos em volume, uma variação idêntica à registada no trimestre anterior.

A economia portuguesa mantém assim, pelo segundo trimestre consecutivo, o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos 10 anos, que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Os dados hoje divulgados pelo INE ficam abaixo das estimativas dos analistas contactados anteriormente pela agência Lusa, uma vez que estes antecipavam, em média, que no segundo trimestre a economia portuguesa tivesse crescido 3% em termos homólogos e 0,4% em cadeia.

O Governo espera um crescimento do PIB de 1,8% este ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório