Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Custo do Trabalho aumenta 2,9% no 2.º trimestre

O Índice de Custo do Trabalho (ICT), ajustado de dias úteis, aumentou 2,9% no segundo trimestre em termos homólogos, depois da subida de 3,4% observada no trimestre anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Custo do Trabalho aumenta 2,9% no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:22 - 14/08/17 por Lusa

Economia INE

Segundo o INE, as duas principais componentes dos custos do trabalho -- custos salariais e os outros custos (por hora efetivamente trabalhada) -- aumentaram 2,8% e 3,5%, respetivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A variação homóloga do índice foi também o resultado de um aumento de 1,4% no custo médio por trabalhador e de uma diminuição de 1,6% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador, sinaliza o INE.

"O acréscimo da primeira componente foi transversal a todas as atividades, enquanto o decréscimo da última componente ocorreu essencialmente nas atividades na esfera do setor público", indica o INE.

A informação mais recente disponível relativa à variação homóloga do ICT por Estado-membro da União Europeia refere-se ao primeiro trimestre de 2017 e foi divulgada pelo Eurostat em 16 de junho, com a variação homóloga do ICT para o conjunto dos 28 países a fixar-se nos 1,7% entre janeiro e março.

Portugal registou um acréscimo homólogo de 2,6%, tal como a Eslovénia e Malta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório