Meteorologia

  • 23 AGOSTO 2017
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 24º

Edição

Fundo com pedidos de apoio para aquisição de 155 carros elétricos

Duas dezenas de entidades gestoras de sistemas multimunicipais ou intermunicipais de água e resíduos solicitaram ao Fundo Ambiental pedidos de apoio para a aquisição de 155 veículos elétricos, anunciou hoje o Ministério do Ambiente.

Fundo com pedidos de apoio para aquisição de 155 carros elétricos
Notícias ao Minuto

18:58 - 13/08/17 por Lusa

Economia Ambiente

"Somando a estas viaturas as 360 financiadas através de concurso dirigido aos serviços urbanos ambientais (cuja candidatura terminou em fevereiro), acrescentam-se mais de 500 veículos elétricos às frotas de serviços ambientais, apenas durante o ano de 2017", lê-se numa nota do gabinete do ministro João Matos Fernandes.

O Fundo Ambiental é um instrumento de financiamento de políticas ambientais do Ministério do Ambiente que, no final do primeiro semestre deste ano, já tinha comprometidos ou executados 58 milhões de euros, ou seja, 85% do total previsto para projetos em 2017.

De acordo com a tutela, as candidaturas apresentadas por aquelas entidades gestoras preveem ainda a instalação de 153 pontos de carregamento.

"O total de investimento alavancado, caso se verifique a elegibilidade de todas as candidaturas, é de cerca de 4,5 milhões de euros. Recorde-se que o Fundo Ambiental apoia com 10 mil euros, a fundo perdido, a aquisição de cada nova viatura, quer seja de passageiros ou de mercadorias", sublinha o Ministério do Ambiente.

Segundo as regras do aviso, lê-se na nota, por cada carro financiado terá de ser abatido um carro a combustão à frota dos candidatos, com o objetivo de evitar "emissões de mais de 220 toneladas de gases com efeito estufa por ano".

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório