Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Chalet 12: A 'barriga de aluguer' que ajuda empresas a crescer em Sintra

A cinco minutos a pé da estação de comboios de Sintra, ergue-se um espaço antigo que ganhou uma nova face.

Notícias ao Minuto

07:25 - 13/08/17 por Bruno Mourão

Economia Startups

Quem costuma passear pelas ruas da vila de Sintra estará certamente habituado a ver um histórico edifício na Avenida Desidério Cambournac. O Chalet existe há mais de um século e foi a casa que Rui Jorge conheceu desde cedo, mas que quis mudar.

"Esta foi a minha casa de família, onde os meus avós viveram, os meus filhos já viveram aqui... e um pouco contra a corrente do habitual alojamento virado para o turismo, eu achei que uma forma mais interessante de aproveitar o espaço seria desenvolver uma incubadora de empresas. Na verdade até lhe chamamos um útero de empresas", explica o jovem empreendedor em entrevista ao Economia ao Minuto.

A convite do promotor, fomos conhecer o Chalet 12, o novo espaço de coworking de Sintra que pretende criar "um ambiente acolhedor, o mais familiar possível" para que os projetos recém-nascidos tenham o apoio necessário e consigam crescer e mudar o mundo.

Enquanto nos mostra as várias salas, mesas de trabalho e recantos escondidos da vivenda transformada em espaço de trabalho, o jovem explica que no Chalet há espaço para todas as mentes criativas que procurem uma casa com espírito familiar e ao mesmo tempo, todas as condições para formar um projeto de sucesso. À hora, ao dia, à semana, ao mês ou ao ano, todos podem alugar uma sala à medida.

"Não estando em Lisboa, temos ainda algum terreno por desbravar", admite Rui Jorge, até porque o conceito de coworking "ainda é uma coisa desconhecida" de muita gente em Sintra. Mesmo assim, a vila tem mais vantagens do que desvantagens: "Um amigo meu que também é designer industrial costuma dizer que 'Sintra é o melhor bairro de Lisboa'".

"Beneficia de tudo o que Lisboa tem de bom, por estar perto, e ainda tem uma série de qualidades que ainda não foram corrompidas. E oxalá que não sejam. Há 10 anos, este projeto aqui em Sintra seria uma perfeita loucura. Hoje em dia não é, porque as pessoas começam a ter noção de que alguns negócios de milhões nascem nestes espaços".

Subindo e descendo as estreitas escadas que ligam os quatro andares, encontramos escritórios de vários tamanhos, salas de reuniões para pequenos e grandes grupos, espaços amplos, zonas mais reservadas e um sem fim de recantos para trabalhar e conviver num espírito de partilha. Na cave, a cozinha industrial está aberta a almoços e jantares por marcação, com garantia de um serviço de catering personalizado.

No andar mais alto, o Chalet 12 guarda um segredo que promete ser a área mais requisitada: um terraço com lounge, a escassos metros da sala de reuniões principal, o espaço mais recatado de encontros profissionais que pode ser reservado em frações de meia hora e inclui serviço de snacks e canapés.

Por enquanto, só dois projetos estão instalados no espaço, mas até ao final de setembro o Chalet 12 está num período experimental para atrair mais ideias inovadoras. Procuram-se pessoas com espírito de partilha e sobretudo, "interessa mais o tipo de ideias do que o ramo de atividade".

Para ajudar a encher o Chalet e para dar oportunidades a quem mais precisa, Rui Jorge juntou-se à Câmara Municipal de Sintra para lançar um concurso social: "A quem apresentar o melhor projeto na área social ou ambiental, nós damos a oportunidade de essa pessoa ou empresa se sediar aqui durante um ano de forma gratuita e desenvolver esse projeto. Mesmo se ultrapassar um ano, estaremos aqui para apoiar esse projeto".

Com paixão e muita esperança, Rui Jorge mostrou-nos os recantos que pode ver na galeria acima, numa casa "do início do século XX, cheia de peças de arte e história", onde o passado é recordado com saudade e o futuro é risonho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório