Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

De estagiário a gestor, esta é a história de sucesso de Vasco Moita

Há 12 anos, decidiu sair da área da logística e apostar no retalho através de um programa de formação. Hoje em dia, Vasco garante que "foi uma das decisões mais acertadas" que alguma vez tomou.

Notícias ao Minuto

07:58 - 12/08/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

Em 2005, o Pingo Doce tinha acabado de lançar um programa inovador no retalho português, que abria as portas a jovens promissores e assumia como objetivo a respetiva preparação para uma longa carreira na empresa.

No meio de cerca de 20 alunos, Vasco Moita estava longe de ser um dos mais habituados ao mundo do retalho. Vindo do mundo da logística, admite que "foi muito diferente" lidar com as necessidades do Pingo Doce e aprender a lidar com todas as necessidades do dia a dia.

"Uma cadeia de abastecimento faz falta neste negócio, mas com um modelo completamente diferente. A formação foi fundamental, por vir de fora e não conhecer o setor", explica Vasco em declarações ao Economia ao Minuto. Graças ao programa que se chamava na época Estágio de Gerentes de Loja, o gestor foi subindo a pulso e ganhando responsabilidades num mundo que se foi tornando cada vez mais familiar.

"O estágio foi de sete meses e tive logo a seguir uma passagem por adjunto de loja em Setúbal, onde estive à volta de um ano, e depois fui colocado como gerente numa loja de Setúbal. Entrei após uma remodelação e fiquei lá cerca de dois anos, antes de voltar para outra loja de Setúbal.

"Depois deu o salto para uma loja maior, onde "já poderia gerir mais pessoas", um "desafio grande" que permitiu o crescimento profissional e a subida a uma das posições de grande responsabilidade no Pingo Doce: district manager. Nestas funções, Vasco Moita passou a ser responsável pela gestão de nove lojas na zona de Alverca, antes de voltar a Almada, onde ainda hoje se encontra.

À margem da inauguração de mais uma loja, o district manager aceitou falar com o Economia ao Minuto e explicou que a adesão ao plano de formação que agora se chama Programa Geral de Gestão de Loja [PGGL] foi um momento importantíssimo: "Acho que foi uma das decisões mais acertadas que tomei até hoje".

Numa altura em que o Pingo Doce acaba de lançar a mais recente edição do PGGL, Vasco Moita recomenda aos candidatos que mostrem "muita vontade de aprender e muito empenho" e acrescenta que as "qualidades inatas de liderança vão fazer muita falta mais à frente para gerir equipas".

Recorda ainda que há mais casos de sucesso entre os estagiários do primeiro programa de estágios e que a dedicação e qualidade de trabalho foram os fatores decisivos para atingir o sucesso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório