Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Emigrantes lesados do BES voltam a protestar em Lisboa

A Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP) vai hoje protestar junto à sede do Novo Banco, resultante da resolução do BES, reivindicando em Lisboa uma proposta para todos os que perderam dinheiro, mesmo após acordo para parte dos associados.

Emigrantes lesados do BES voltam a protestar em Lisboa
Notícias ao Minuto

06:45 - 11/08/17 por Lusa

Economia Banco

Segundo disse recentemente à Lusa a vice-presidente da AMELP, Helena Batista, há "dois produtos que ainda não têm solução": clientes que investiram mais de 140 milhões de euros nos produtos EG Premium e Euro Aforro 10.

A associação que representa os emigrantes lesados do Banco Espírito Santo (BES) revelou na quarta-feira um entendimento com o Novo Banco e o Governo do PS, que passa pela recuperação de 75% do dinheiro investido dos produtos Euro Aforro 8, Poupança Plus 1, Poupança Plus 5, Poupança Plus 6, Top Renda 4, Top Renda 5, Top Renda 6 e Top Renda 7.

Contudo, os clientes dos produtos Euro Aforro 10 e EG Premium ainda esperam uma solução que estará a ser trabalhada. As pessoas que aceitarem estas propostas terão de desistir das ações judiciais contra o Novo Banco e seus trabalhadores.

Inicialmente estava previsto o protesto ser também em São Bento, em frente à residência oficial do primeiro-ministro, mas os responsáveis cingiram-no ao edifício do Novo Banco, na avenida da Liberdade, considerando que o executivo de António Costa tem estado empenhado.

Após a resolução do BES, em 03 de agosto de 2014, cerca de 8.000 emigrantes de França e Suíça (o equivalente a 12 mil contas, uma vez que há clientes que têm mais do que uma conta) vieram reclamar mais de 720 milhões de euros, acusando o banco de lhes ter vendido produtos arriscados (ações de sociedades veículo), quando lhes tinha dito que se tratavam de depósitos a prazo para não residentes.

A responsabilidade sobre estes produtos ficou no Novo Banco - o banco de transição então criado -, que fez, em 2015, aos emigrantes (dos produtos Poupança Plus, Euro Aforro e Top Renda) uma proposta comercial com aceitação de cerca 80% do total. Aqueles clientes detinham em conjunto 500 milhões de euros.

No entanto, houve 1.440 clientes que não aceitaram a solução, por considerarem que não se adequava ao seu perfil e não era justa, sobretudo por incorporar obrigações do Novo Banco com vencimento apenas daqui a 30 anos e sem cupão anual.

O protesto tem início marcado para as 11:30.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório