Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lucro da Sonae Sierra sobe 9% no 1.º semestre

A Sonae Sierra teve lucros de 64,2 milhões de euros no primeiro semestre, mais 9% face ao mesmo período de 2016, segundo informação divulgada ao mercado pela empresa do grupo Sonae que faz a gestão de centros comerciais.

Lucro da Sonae Sierra sobe 9% no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

18:31 - 09/08/17 por Lusa

Economia Resultados

No comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Sierra diz que "para este resultado positivo contribuíram a melhoria dos resultados financeiros, a contínua valorização das propriedades de investimento e o aumento de 6% no EBIT (resultado operacional) para 50 milhões de euros".

Quanto ao resultado direto (EBIT deduzido de custos e impostos), este aumentou 13% em termos homólogos para 30,2 milhões de euros.

A empresa do grupo Sonae responsável pela gestão de centros comerciais dá ainda conta de que vendas dos lojistas de portfólio na Europa (as vendas nas lojas dos centros em que a Sonae Sierra detém a totalidade ou parte do capital) cresceram 6,9% em termos homólogos.

Em Portugal, o aumento foi de 7,1% e em Espanha de 5,2%, o que diz refletir a melhoria da economia. No Brasil, as vendas também cresceram, neste caso 7,3% (em reais brasileiros).

O presidente executivo da Sonae Sierra, Fernando Guedes Oliveira, disse, citado em comunicado, que os resultados confirmam "o sucesso da estratégia da empresa e refletem a sua abordagem de gestão dinâmica", com aquilo que designa de "estratégia de reciclagem de capital".

Entre janeiro e junho, no âmbito desta estratégia, o fundo Iberia Coop adquiriu o Albufeira Retail Park, a sociedade Ores adquiriu o Portimão Retail Center e a Media Market Braga, em Portugal, e Fórum Leioa, Fórum Galar e Mercadona Oviedo, em Espanha. Neste fundo e sociedade a Sonae Sierra tem participações.

A empresa comprou ainda a Área Sur Shopping Centre, em Espanha, no primeiro semestre.

Ainda até junho, a empresa diz que "reforçou consideravelmente a sua atividade de prestação de serviços", tendo assinado 89 novos contratos, num valor de cerca de quase nove milhões de euros.

A empresa tem vários projetos em desenvolvimento, nomeadamente em Espanha, Alemanha, Marrocos, Colômbia, além das expansões dos centros comerciais NorteShopping e Colombo, em Portugal.

Em termos de dívida, a Sonae Sierra tinha no final do semestre 673 milhões de euros de empréstimos bancários, 93 milhões em obrigações e 25 milhões em papel comercial.

A empresa refere, à CMVM, que o custo médio da dívida é atualmente de 2,8%, abaixo dos 3,4% de 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório